Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10049
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
robertagualbertoferreira.pdf2.15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: A produção de projetos de educação financeira escolar
Autor(es): Ferreira, Roberta Gualberto
Primeiro Orientador: Silva, Amarildo Melchiades da
Membro da banca: Oliveira, Rosana de
Membro da banca: Rodrigues, Chang Kuo
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo investigar os elementos que constituem a construção d e um projeto em Educação Financeira Escolar e a proposição de um modelo de projeto para uso de professores em sala de aula com a finalidade d e educar financeiramente os estudantes d a Educação Básica. A pesquisa caracteriza-se como uma abordagem qualitativa d e investigação e m que será desenvolvida uma pesquisa d e campo com o objetivo de conhecer e analisar projetos desenvolvidos nas escolas. Os pressupostos teóricos orientadores do estudo, e a produção do guia contendo as características de projetos são referenciadas teoricamente pelo Modelo dos Campos Semânticos. A concepção de Educação Financeira Escolar utilizada na investigação se baseou na proposta desenvolvida por Silva e Powell. O guia para elaboração de projetos didáticos constituirão em um produto educacional para uso em salas de aula de matemática.
Abstract: The present research aims to investigate the elements that constitute the construction of a project in School Financial Education and the proposal of a project model. It'sfor the use of teachers in the classroom with the purpose of educating financially the students of Basic Education. The research is characterized as a qualitative research approach inwhichafield research will be developed with the objective of knowing and analyzing projects developed in schools. The theoretical assumptions of the study and the production of the guide containing the characteristics of projects are theoretically referenced by the Semantic Fields Model. The concept of School Financial Education used in the research was based on the proposal developed by Silva and Powell. The guide to designing didactic projects will constitute an educational product for use in mathematics classrooms.
Palavras-chave: Educação matemática
Projetos
Educação financeira escolar
Mathematical education
Projects
School financial education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10049
Data do documento: 21-Mar-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.