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Clase: Dissertação
Título : Educar sobre o estupro, educar sobre a diferença: a redefinição do estupro e a reivindicação de não violência na apropriação e construção do conceito de cultura do estupro
Autor(es): Melo, Iuli do Carmo
Orientador: Castro, Roney Polato de
Miembros Examinadores: Ferrari, Anderson
Miembros Examinadores: Bezerra-Perez, Carolina dos Santos
Miembros Examinadores: Xavier Filha, Constantina
Resumo: O conceito cultura do estupro é atribuído às feministas americanas das décadas de 1960 e 1970, no contexto do movimento antiviolação nos Estados Unidos, para a análise da naturalização da violência sexual contra as mulheres, na (re)produção de mitos e estereótipos, que tendem a atribuir a culpa vítima (processo chamado de culpabilização) e a proteger os agressores. Compartilho do argumento de que o termo entra em evidência no Brasil, por meio de mobilizações do ciberativismo feminista, também conhecido como feminismo 2.0, após a repercussão de um caso de estupro coletivo envolvendo uma adolescente de 16 anos que foi estuprada por 33 homens na comunidade do Barão, Zona Oeste do Rio de Janeiro, e trato a mobilização como uma reivindicação de não violência. Nesse sentido, o texto, dessa dissertação se desdobra, na repercussão do estupro coletivo, através de uma de uma imersão netnográfica, onde foi possível observar discussões em grupos feministas, além do acompanhamento de páginas na rede social Facebook. Das páginas trago os movimentos de apropriação e construção do conceito de cultura do estupro; dos grupos observados, foram selecionados seis, que reúnem mulheres filiadas a diferentes perspectivas feministas. Nesses grupos foi disponibilizado o formulário “O feminismo 2.0 e a circulação do conceito de cultura do estupro”. As análises se aproximam da perspectiva teórica pós-estruturalista, buscando explorar modos alternativos de pensar, falar e remodelar as metodologias de pesquisa para que elas não constituam ferramentas de reprodução social, mas que contribuam para problematizar e romper com discursos hegemônicos sustentam a hierarquização das diferenças. Aciono o conceito de interseccionalidade para pensar de forma articulada as diferentes experiências de mulheres, por vezes tornada invisível no ritual da heterossexualidade compulsória e no racismo que envolve a cultura do estupro. Resultam em considerações desta pesquisa as contribuições da produção de discursos dos movimentos feministas, que questionam as ‘normas’ que produzem a naturalização das violências sexuais contra as mulheres, indicando possibilidades e perspectivas de desconstrução da cultura do estupro. Ressalto a urgência de se considerar a análise da cultura do estupro a partir de um olhar intersecional, rompendo com a universalização da categoria gênero e atentando-se para as diferenças nas experiências de mulher. Nesse sentido, cabe também, a defesa pela ampliação e incentivo ao debate de gênero nas escolas, pauta intrínseca ao debate de enfrentamento a cultura do estupro, que vem passando por distorções e ataques institucionalizados, engajados no que é chamado de combate à “ideologia de gênero”.
Resumen : The concept of rape culture is attributed to the American feminists of the 1960s and 1970s in the context of the anti-rape movement in the United States for the analysis of the naturalization of sexual violence against women in (re) production myths and stereotypes that tend to blame the victim and protect the perpetrators. The research shares the argument that the term comes into evidence in Brazil through mobilizations of feminist cyber-feminism, also known as feminism 2.0, after the repercussion of a case of collective rape, involving a 16-year-old girl and 33 men in the Barão, West Zone of Rio de Janeiro, and treating the mobilization as a claim of non-violence. In this sense, the text of this dissertation unfolds in the repercussion of collective rape. Through a netnographic immersion, it was possible to observe discussions in feminist groups and follow pages on the social network Facebook From the pages, movements of appropriation and construction of the rape culture concept were mapped, contextualizing the conditions of the claim. Of the groups observed, six were selected, bringing together women affiliated to different feminist perspectives. In these groups the form "Feminism 2.0 and the circulation of the concept of culture of rape" was made available. The analyzes approach the poststructuralist theoretical perspective, seeking to explore alternative ways of thinking, speaking and remodeling the research methodologies so that they do not constitute tools of social reproduction, but that contribute to problematize and to break with hegemonic discourses underpin the hierarchy of differences . The concept of intersectionality is activated to think in an articulated way the different experiences of women, sometimes invisible, in the ritual of compulsory heterosexuality and racism, which involves the culture of rape. The contributions of the discourse of the feminist movements that question the norms producing the naturalization of sexual violence against women, suggest possibilities and perspectives of deconstruction of the rape culture. The study emphasizes the urgency of considering the analysis of rape culture, starting from an intersectional look, at breaking with the universalization of the gender category, in the attention to differences in the experiences of women. In this sense, it is also worth defending the expansion and encouragement of the gender debate in schools, which is intrinsic to the debate of confronting the culture of rape, which has undergone institutionalized distortions and attacks, engaged in what is called the fight of gender ideology.
Palabras clave : Cultura do estupro
Ciberativismo
Feminismos
Interseccionalidades
Práticas pedagógicas
Rape culture
Cyberactivism
Feminisms
Intersectionalities
Pedagogical practices
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9972
Fecha de publicación : 25-abr-2019
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação (Dissertações)



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