Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9965
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
laiscerqueirafernandes.pdf2.21 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Musse, Christina Ferraz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783951D0pt_BR
dc.contributor.referee1Thomé, Cláudia de Albuquerque-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798284Z7pt_BR
dc.contributor.referee2Pernisa Júnior, Carlos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707069Y3pt_BR
dc.contributor.referee3Mizanzuk, Ivan Alexander-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4216817A8pt_BR
dc.creatorFernandes, Laís Cerqueira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8313248U6pt_BR
dc.date.accessioned2019-05-08T15:40:47Z-
dc.date.available2019-05-07-
dc.date.available2019-05-08T15:40:47Z-
dc.date.issued2019-02-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9965-
dc.description.abstractAt the age of media convergence, where many claim that the rapid flow of information provided by new technologies is causing a distancing between content producers and their public, this research aims to study how podcast’s online plataform reproduces and resignifies narrative strategies, which capable of rescuing and renewing the passion about telling stories in depth. To achieve that, we used the methodology of critical analysis of the narrative, proposed by Luiz Gonzaga Motta (2013), to study the narrative techniques presented during the five episodes from the first season of the storytelling podcast “Projeto Humanos”, and how they operate to attract, win and retain the desired audience. A brief historical retrospective is made on how we, as human beings, understand each other and articulate our meanings through narrative communication. Methods focused on the study and recording of narratives are also presented, describing concepts such as memory, oral history and interview. This study presents an overview and a history of podcasts as well, since this platform holds our empirical object of analysis. Aware that this platform is constantly expanding its media coverage, including among the Brazilian public, we understand that a study aimed at elucidating narrative strategies in podcasts is of interest to the field of communication, both in the academic and the marketing areas. Finally, we understand that, even if it sounds paradoxical, the digital medium can contribute to the propagation of more humanized narratives.pt_BR
dc.description.resumoEm uma era da convergência de meios de comunicação, em que muitos afirmam que a rapidez do fluxo de informações proporcionadas por novas tecnologias estão causando um distanciamento entre os produtores e receptores de conteúdo, esta pesquisa tem como objetivo estudar como a plataforma online do podcast reproduz e ressignifica estratégias narrativas capazes de resgatar e renovar a paixão por contar histórias com profundidade. Para tal, utilizamos a metodologia de análise crítica da narrativa, proposta por Luiz Gonzaga Motta (2013), para estudar quais são as técnicas narrativas presentes nos cinco programas da primeira temporada do podcast de storytelling “Projeto Humanos” e de que forma elas operam para atrair, conquistar e fidelizar a audiência desejada. Para constatar esses fatores, é realizado um levantamento sobre como nós, como seres humanos, nos entendemos e articularmos sentidos por meio da comunicação narrativa. São apresentados métodos de estudo e registro narrativos, trabalhando conceitos como os de memória, história oral e entrevista. Também são descritos um histórico e um panorama sobre o podcast, uma plataforma de distribuição e transmissão de conteúdo que abriga o objeto empírico de análise desta pesquisa. Cientes de que essa plataforma está em constante expansão de seu alcance midiático, inclusive entre o público brasileiro, compreendemos que um estudo voltado para a elucidação de estratégias narrativas em podcasts é de interesse para o campo da comunicação, tanto o acadêmico, quanto o mercadológico. Entendemos, enfim, que, por mais que soe paradoxal, o meio digital pode contribuir, cada vez mais, para a propagação de narrativas mais humanizadas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPodcastpt_BR
dc.subjectStorytellingpt_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectPodcastpt_BR
dc.subjectStorytellingpt_BR
dc.subjectNarrativespt_BR
dc.subjectOral historypt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleHistórias reais sobre pessoas reais: um estudo sobre as estratégias de storytelling do podcast Projeto Humanospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.