Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9965
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
laiscerqueirafernandes.pdf2.21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Histórias reais sobre pessoas reais: um estudo sobre as estratégias de storytelling do podcast Projeto Humanos
Autor(es): Fernandes, Laís Cerqueira
Primeiro Orientador: Musse, Christina Ferraz
Membro da banca: Thomé, Cláudia de Albuquerque
Membro da banca: Pernisa Júnior, Carlos
Membro da banca: Mizanzuk, Ivan Alexander
Resumo: Em uma era da convergência de meios de comunicação, em que muitos afirmam que a rapidez do fluxo de informações proporcionadas por novas tecnologias estão causando um distanciamento entre os produtores e receptores de conteúdo, esta pesquisa tem como objetivo estudar como a plataforma online do podcast reproduz e ressignifica estratégias narrativas capazes de resgatar e renovar a paixão por contar histórias com profundidade. Para tal, utilizamos a metodologia de análise crítica da narrativa, proposta por Luiz Gonzaga Motta (2013), para estudar quais são as técnicas narrativas presentes nos cinco programas da primeira temporada do podcast de storytelling “Projeto Humanos” e de que forma elas operam para atrair, conquistar e fidelizar a audiência desejada. Para constatar esses fatores, é realizado um levantamento sobre como nós, como seres humanos, nos entendemos e articularmos sentidos por meio da comunicação narrativa. São apresentados métodos de estudo e registro narrativos, trabalhando conceitos como os de memória, história oral e entrevista. Também são descritos um histórico e um panorama sobre o podcast, uma plataforma de distribuição e transmissão de conteúdo que abriga o objeto empírico de análise desta pesquisa. Cientes de que essa plataforma está em constante expansão de seu alcance midiático, inclusive entre o público brasileiro, compreendemos que um estudo voltado para a elucidação de estratégias narrativas em podcasts é de interesse para o campo da comunicação, tanto o acadêmico, quanto o mercadológico. Entendemos, enfim, que, por mais que soe paradoxal, o meio digital pode contribuir, cada vez mais, para a propagação de narrativas mais humanizadas.
Abstract: At the age of media convergence, where many claim that the rapid flow of information provided by new technologies is causing a distancing between content producers and their public, this research aims to study how podcast’s online plataform reproduces and resignifies narrative strategies, which capable of rescuing and renewing the passion about telling stories in depth. To achieve that, we used the methodology of critical analysis of the narrative, proposed by Luiz Gonzaga Motta (2013), to study the narrative techniques presented during the five episodes from the first season of the storytelling podcast “Projeto Humanos”, and how they operate to attract, win and retain the desired audience. A brief historical retrospective is made on how we, as human beings, understand each other and articulate our meanings through narrative communication. Methods focused on the study and recording of narratives are also presented, describing concepts such as memory, oral history and interview. This study presents an overview and a history of podcasts as well, since this platform holds our empirical object of analysis. Aware that this platform is constantly expanding its media coverage, including among the Brazilian public, we understand that a study aimed at elucidating narrative strategies in podcasts is of interest to the field of communication, both in the academic and the marketing areas. Finally, we understand that, even if it sounds paradoxical, the digital medium can contribute to the propagation of more humanized narratives.
Palavras-chave: Podcast
Storytelling
Narrativas
História oral
Memória
Podcast
Storytelling
Narratives
Oral history
Memory
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9965
Data do documento: 25-Fev-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.