Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9939
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
isabelavieiradasilva.pdf2.99 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Avaliação escolar: análise do percurso trilhado por um grupo de professores de Química do ensino médio durante a elaboração deste recurso didático-metodológico a elaboração deste recurso didático-metodológico
Author: Silva, Isabela Vieira da
First Advisor: Afonso, Andréia Francisco
Referee Member: Souza, Vinicius Catão de Assis
Referee Member: Kistemann Júnior, Marco Aurélio
Resumo: A avaliação escolar possibilita a reflexão sobre o que se aprende e também se ensina. Entretanto, muitas vezes, ela vem sendo utilizada para classificar e promover (ou não) os alunos para um ano escolar mais elevado, fazendo com que este recurso tenha sobre ele um caráter de punição e não de aprendizagem. Assim, com o presente estudo buscamos investigar o processo de planejamento e construção da avaliação escolar por um grupo de professores do Ensino Médio da área de Química de Juiz de Fora (MG) e região, de modo que esse recurso traga contribuições significativas ao processo de ensino e aprendizagem, considerando a realidade escolar e as políticas públicas implantadas. Nesse sentido, procuramos ainda entender como os professores concebem a avaliação escolar e sua(s) finalidade(s), como ela é usada na prática docente, identificar quais são os fatores que a fazem não ter o potencial que se esperaria dela, acompanhar o processo de planejamento e construção deste instrumento, considerado pelos docentes, com potencial para que o processo de ensino e aprendizagem seja mais eficiente e verificar quais fatores os influenciam nesse processo. Para isso, realizamos uma oficina sobre avaliação escolar, constituída por oito encontros e duas entrevistas semiestruturadas, uma anterior e outra posterior a oficina, com os professores participantes da mesma. As entrevistas foram gravadas em áudio e os encontros da oficina foram gravados em áudio e vídeo e transcritos para comporem parte dos dados da pesquisa. A interpretação dos dados foi realizada a partir da Análise de Conteúdo. Os dados apontaram que somente dois professores associam à avaliação um caráter pedagógico, os outros a utilizam como exame. No entanto, os participantes mobilizaram essas concepções inserindo elementos que os fizessem ter um olhar para a avaliação como um instrumento que de fato possa contribuir com a aprendizagem e também com o ensino. Por fim, com relação aos instrumentos avaliativos e às avaliações, os docentes destacaram que é necessária a presença de algumas características, tais como: diversidade de meios para obter dados para a avaliação, envolver o cotidiano do aluno, participação ativa dos mesmos e questões instigantes que levem ao raciocínio do estudante e não somente à memorização.
Abstract: The school assessment allows reflection on what is learned and is also taught. However, it has often been used to classify and promote (or not) the students for a higher school degree, making this resource have a character of punishment rather than learning. Thus, with the present study we seek to investigate the process of planning and construction of school assessment by a group high school teachers from the area of Chemistry of Juiz de Fora (MG) and region, so that this resource brings significant contributions to the teaching and learning process, considering the school reality and the public policies implemented. In this sense, we also try to understand how teachers conceive school assessment and its purpose(s), to understand how it is used in teaching practice, to identify which are the factors that make the evaluation not have the potential one would expect to follow the process of planning and construction of this instrument, considered by the teachers, with potential for the teaching and learning process to be more efficient and to verify what factors influence them in this process. For this, we conducted a workshop about school assessment, consisting of eight meetings and two semi-structured interviews, one before and another after the workshop, with the teachers participating in it. The interviews were recorded in audio and the workshop meetings were recorded in audio and video and transcribed to compose part of the research data. The data interpretation was performed from the Content Analysis. The data showed that only two teachers associate the evaluation with a pedagogical character, the others use it as an exam. However, the participants mobilized these conceptions by inserting elements that made them take a look at evaluation as an instrument that could actually contribute to learning and also to teaching. Finally, regarding the evaluation instruments and the evaluations, the teachers emphasized that it is necessary to have some characteristics, such as: diversity of means to obtain data for the evaluation, involve the daily life of the student, active participation of the same and instigating questions that lead to the reasoning of the student and not only to memorization.
Keywords: Avaliação da aprendizagem escolar
Ensino de química
Ensino médio
Instrumentos avaliativos
Evaluation of school learning
Chemistry teaching
High school
Evaluation instruments
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Program: Programa de Pós-graduação em Química
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9939
Issue Date: 26-Feb-2019
Appears in Collections:Mestrado em Química (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.