Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/983
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
amandafabrideresende.pdf7.78 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: A educação financeira na educação de jovens e adultos: uma leitura da produção de significados financeiro-econômicos de dois indivíduos-consumidores
Author: Resende, Amanda Fabri de
First Advisor: Kistemann Junior, Marco Aurélio
Referee Member: Silva, Amarildo Melchiades da
Referee Member: Leite, César Donizetti Pereira
Resumo: Esta pesquisa é fruto de questionamentos referentes às tomadas de decisão financeiro-econômicas de dois indivíduos-consumidores da Educação de Jovens e Adultos (EJA), membros da sociedade de consumo líquido-moderna. Embasamo-nos teoricamente no Modelo dos Campos Semânticos de Romulo Campos Lins, em Zygmunt Bauman na questão do Consumo, em Maria da Conceição Ferreira Fonseca para a Educação de Jovens e Adultos e em Souza e Fonseca para a questão do Gênero, para investigar como os dois indivíduos-consumidores da EJA tomam suas decisões financeiro-econômicas frente a situações de consumo, por meio da leitura plausível dos significados produzidos por eles, tendo nos guiado pela pergunta diretriz: o que dois indivíduos-consumidores da EJA têm a nos dizer sobre suas ações de consumo e tomadas de decisão financeiro-econômicas cotidianas. Para buscarmos resposta à pergunta diretriz, elaboramos situações-problema de cunho financeiro-econômico e entrevistas que foram realizadas com os dois indivíduos-consumidores. Elas nos revelaram que as tomadas de decisão podem ser diferentes para uma mesma situação de consumo, que estão intimamente relacionadas com a experiência, necessidade e condições financeiro-econômicas do indivíduo-consumidor. Com relação ao gênero, verificamos que algumas ações de consumo são consideradas próprias do feminino ou próprias do masculino, como a compra de uma camisa cor de rosa por um homem, por exemplo, e que ainda há o pré-conceito de que as mulheres gastam mais com coisas supérfluas do que os homens. O objetivo maior de nossa investigação foi o de elaborar um Produto Educacional que abordasse situações financeiro-econômicas, que pudessem compor um material de apoio às aulas dos professores de Matemática da EJA, no que diz respeito ao tema Educação Financeira.
Abstract: This research is the result of questions regarding financial and economic decision making of two individuals-consumers (a man and a woman) of adult and youth education (EJA), members of the net-modern consumer society. We based theoretically on the model of Semantic Fields of Romulo Campos Lins, Zygmunt Bauman on the issue of the consumption, in Maria da Conceição Ferreira Fonseca for the education of young people and Adults and Souza and Fonseca to the gender issue, to investigate how the two individuals-consumers of EJA financial-economic decisions take forward consumer situations, through the plausible reading of the meanings produced by them and in guided by question guideline: what two individuals-consumers of adult and youth education have to tell us about your actions and financial-economic decision making. Seeking the answer to the question guideline, we developed problem situations of financial-economic nature and interviews that were conducted with the two individuals-consumers. They revealed that the decision can be different for the same situation, which are closely related with the experience, financial and economic conditions and needs of the individual. Related to the gender, we see that some actions are considered own of woman or man´s, like buying a pink shirt for a man, for example, and there's still the preconceived notion that women spend more on superfluous things than men. The main objective of our research was to develop an Educational Product that could address some financial and economic situations that could make a material support to school teachers of Mathematics of adult and youth education, with regard to Financial Education theme.
Keywords: Educação de Jovens e Adultos
Consumo
Gênero
Produção de Significados e Tomadas de Decisão
Adult and youth education
Gender
Consumption
Production of meaning and decision making
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora
Institution Initials: UFJF
Department: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Program: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/983
Issue Date: 3-Apr-2013
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.