Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/983
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
amandafabrideresende.pdf7.78 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Kistemann Junior, Marco Aurélio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4537856E4pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Amarildo Melchiades da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791022U0pt_BR
dc.contributor.referee2Leite, César Donizetti Pereira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799545J4pt_BR
dc.creatorResende, Amanda Fabri de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4367569P8pt_BR
dc.date.accessioned2016-04-24T02:10:12Z-
dc.date.available2016-03-21-
dc.date.available2016-04-24T02:10:12Z-
dc.date.issued2013-04-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/983-
dc.description.abstractThis research is the result of questions regarding financial and economic decision making of two individuals-consumers (a man and a woman) of adult and youth education (EJA), members of the net-modern consumer society. We based theoretically on the model of Semantic Fields of Romulo Campos Lins, Zygmunt Bauman on the issue of the consumption, in Maria da Conceição Ferreira Fonseca for the education of young people and Adults and Souza and Fonseca to the gender issue, to investigate how the two individuals-consumers of EJA financial-economic decisions take forward consumer situations, through the plausible reading of the meanings produced by them and in guided by question guideline: what two individuals-consumers of adult and youth education have to tell us about your actions and financial-economic decision making. Seeking the answer to the question guideline, we developed problem situations of financial-economic nature and interviews that were conducted with the two individuals-consumers. They revealed that the decision can be different for the same situation, which are closely related with the experience, financial and economic conditions and needs of the individual. Related to the gender, we see that some actions are considered own of woman or man´s, like buying a pink shirt for a man, for example, and there's still the preconceived notion that women spend more on superfluous things than men. The main objective of our research was to develop an Educational Product that could address some financial and economic situations that could make a material support to school teachers of Mathematics of adult and youth education, with regard to Financial Education theme.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa é fruto de questionamentos referentes às tomadas de decisão financeiro-econômicas de dois indivíduos-consumidores da Educação de Jovens e Adultos (EJA), membros da sociedade de consumo líquido-moderna. Embasamo-nos teoricamente no Modelo dos Campos Semânticos de Romulo Campos Lins, em Zygmunt Bauman na questão do Consumo, em Maria da Conceição Ferreira Fonseca para a Educação de Jovens e Adultos e em Souza e Fonseca para a questão do Gênero, para investigar como os dois indivíduos-consumidores da EJA tomam suas decisões financeiro-econômicas frente a situações de consumo, por meio da leitura plausível dos significados produzidos por eles, tendo nos guiado pela pergunta diretriz: o que dois indivíduos-consumidores da EJA têm a nos dizer sobre suas ações de consumo e tomadas de decisão financeiro-econômicas cotidianas. Para buscarmos resposta à pergunta diretriz, elaboramos situações-problema de cunho financeiro-econômico e entrevistas que foram realizadas com os dois indivíduos-consumidores. Elas nos revelaram que as tomadas de decisão podem ser diferentes para uma mesma situação de consumo, que estão intimamente relacionadas com a experiência, necessidade e condições financeiro-econômicas do indivíduo-consumidor. Com relação ao gênero, verificamos que algumas ações de consumo são consideradas próprias do feminino ou próprias do masculino, como a compra de uma camisa cor de rosa por um homem, por exemplo, e que ainda há o pré-conceito de que as mulheres gastam mais com coisas supérfluas do que os homens. O objetivo maior de nossa investigação foi o de elaborar um Produto Educacional que abordasse situações financeiro-econômicas, que pudessem compor um material de apoio às aulas dos professores de Matemática da EJA, no que diz respeito ao tema Educação Financeira.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectProdução de Significados e Tomadas de Decisãopt_BR
dc.subjectAdult and youth educationpt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectConsumptionpt_BR
dc.subjectProduction of meaning and decision makingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleA educação financeira na educação de jovens e adultos: uma leitura da produção de significados financeiro-econômicos de dois indivíduos-consumidorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.