Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/978
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
deuzianeveigapinheirocorrea.pdf30.48 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Gêneros textuais em documentos oficiais e no livro didático de língua estrangeira
Autor(es): Corrêa, Deuziane Veiga Pinheiro
Orientador: Silva, Marta Cristina da
Miembros Examinadores: Weiss, Denise Barros
Miembros Examinadores: Vereza, Solange Coelho
Resumo: Este trabalho pretende investigar se há uma coerência entre a perspectiva teórica de gêneros presente nos documentos oficiais e a abordagem adotada pelo manual escolar, buscando assim analisar como se dá a articulação entre teorias linguísticas de gênero, documentos oficiais e livro didático. Nosso foco de análise é o ensino de língua estrangeira - Inglês, especificamente nos anos finais do nível fundamental. Quanto à metodologia, nossa pesquisa está pautada na abordagem qualitativa, e o método de análise é a pesquisa documental. Analisamos os seguintes documentos oficiais relevantes à pesquisa: Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de Língua Estrangeira Moderna 2011. A outra fonte documental é a coleção didática Links: English for teens, aprovada no PNLD 2011. Ao longo do estudo, baseamo-nos em alguns conceitos-chave das teorias linguísticas de gênero, seguindo principalmente a perspectiva sociodiscursiva de Bakhtin e os desdobramentos didático-pedagógicos do Grupo de Genebra (Dolz, Schneuwly, especialmente). Recorremos também a estudos sobre o lugar do livro didático no ensino de língua estrangeira. Os resultados obtidos sinalizam incongruências entre a teoria apresentada nos documentos oficiais e sua transposição didática no manual escolar.
Resumen : This paper aims at investigating whether there is a consistency between the theoretical perspective of genre in official documents and the approach adopted by the textbook, thus seeking to analyze how is the relationship between linguistic theories of genre, official documents and textbook. Our analytical focus is the teaching of foreign language - English, especially in the final years of the fundamental level. Regarding the methodology, our research is based on the qualitative approach, and the method of analysis is the documentary research. We analyze the following official documents relevant to research: the National Curriculum Parameters (PCN) and the National Textbook Program (PNLD) for Modern Foreign Language in 2011. The other documentary source is the didactic collection Links: English for teens, approved in PNLD 2011. Throughout the study, we drew on some key concepts of the linguistic theories of genre, mainly following the sociodiscursive perspective of Bakhtin and the didactic pedagogical developments of the Geneva Group (Dolz, Schneuwly, especially). We also use the studies on the place of the textbook in teaching a foreign language. The findings highlight inconsistencies between the theory presented in official documents and its didactic transposition in the textbook.
Palabras clave : Gênero Textual
Documentos Oficiais
Livro Didático de Língua Estrangeira
Text genre
Official documents
Foreign language texbook
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras: Linguística
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/978
Fecha de publicación : 13-sep-2013
Aparece en las colecciones: Mestrado em Linguística (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.