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Tipo: Dissertação
Título: A avaliação de desempenho na Superintendência Regional de Ensino de Passos: estratégias para o aprimoramento
Autor(es): Pinheiro, Aristeu Silva
Primeiro Orientador: Neubert, Luiz Flávio
Membro da banca: Ferreira, Victor Cláudio Paradela
Membro da banca: Domingues Junior, Paulo Lourenço
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão discute a avaliação de desempenho, tema relevante para a Administração Pública, tendo em vista que visa à sua eficiência. O assunto ganha novas linhas a partir da Emenda Constitucional 19/98, que torna expresso o princípio da eficiência, e a avaliação é requisito para aquisição da estabilidade e para mantêla. Em Minas Gerais, a avaliação surge em 2004, com o Choque de Gestão, visando alinhar missão e estratégia organizacional, na busca de resultados, que proporcionem um serviço de melhor qualidade para a sociedade, entretanto, o instituto, embora tenha evoluído em sua metodologia, e o pensamento político instalado não seja mais o mesmo de sua implantação, ao que se apresenta, ainda não consegue atingir seus objetivos. O trabalho tem por objetivo investigar os entraves existentes no processo de avaliação de desempenho na Superintendência Regional de Ensino de Passos. Os dados referentes aos entraves existentes foram obtidos por meio de pesquisa qualitativa e quantitativa, com base em questionários aplicados a todos os servidores da Regional, e também, por meio de entrevistas realizadas com as comissões de avaliação. Apresentamos um plano de ação para que se possa dar clareza à importância do processo como instrumento de eficiência, que permita aprimoramento individual e organizacional, além de superar os entraves existentes.
Abstract: The present dissertation is developed under the Professional Master in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). The management case discusses the evaluation of performance, a relevant issue for the Public Administration, in view of its efficiency. The subject wins new lines from Constitutional Amendment 19/98, which expresses the principle of efficiency, and evaluation is a requirement for acquiring stability and maintaining it. In Minas Gerais, the evaluation comes in 2004, with the Management Shock, aimed at aligning mission and organizational strategy, in search of results, that provide a better service for society, however, the institute, although it has evolved in its methodology, and the installed political thought is no longer the same of its implantation, to which it presents itself, it still can’t reach its objectives. The objective of this study is to investigate the obstacles in the process of performance evaluation in the Superintendência Regional de Ensino de Passos. The data on the existing barriers were obtained through qualitative and quantitative research, based on questionnaires applied to all Regional employees, and also through interviews with evaluation commissions. We present a plan of action to clarify the importance of the process as an instrument of efficiency, which allows individual and organizational improvement, as well as overcoming existing obstacles.
Palavras-chave: Avaliação de desempenho
Gestão de pessoas
Gestão pública
Performance evaluation
People management
Public administration
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9747
Data do documento: 27-Jul-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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