https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/974
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
dejairfrankbarroso.pdf | 5.1 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Uma proposta de curso de serviço para a disciplina matemática financeira: mediada pela produção de significados dos estudantes de administração |
Author: | Barroso, Dejair Frank |
First Advisor: | Kistemann Junior, Marco Aurélio |
Referee Member: | Duarte, Pedro Garcia |
Referee Member: | Silva, Amarildo Melchiades da |
Resumo: | A presente pesquisa de cunho qualitativo investigou a produção de significados dos estudantes de Administração numa Instituição de Ensino Superior de Minas Gerais, durante quatro meses, para elaborar uma proposta de curso de serviço para a disciplina matemática financeira. Inicialmente tecemos algumas ideias do que pode ser “pensamento” financeiro, e também apresentamos uma análise crítica de três livros de matemática financeira. A pesquisa de campo foi realizada concomitantemente com as aulas da disciplina, por meio de situações-problema de consumo envolvendo o conteúdo programático do curso. Para reflexão da sociedade líquido-moderna de consumidores, fizemos uso do referencial teórico do sociólogo Zygmunt Bauman, descrevendo sobre o capitalismo parasitário, o Código de Defesa do Consumidor e a importância de desenvolver um curso de matemática financeira crítica. Posteriormente, nos debruçamos sobre as leituras das transcrições à luz do Modelo dos Campos Semânticos (MCS) de Romulo Campos Lins e proposto na pesquisa de Silva (2003) e Kistemann Jr. (2011). Guiados por essa leitura, percebemos que a disciplina matemática financeira com foco apenas no conteúdo, não oportuniza os estudantes a tomarem suas decisões de compra e investimento, com criticidade. Consolidamos a dissertação por meio de um produto educacional, propondo diretrizes para um curso de serviço, que contemple a tematização de situações-problema de consumo, exibição de filmes, o uso de charges e tirinhas. |
Abstract: | This qualitative study investigated the production of meanings of the students of Business Administration in an Institution of Higher Education of Minas Gerais, for four months to draft a service course to the discipline of Financial Mathematics. Initially we postulated some ideas of what can be financial "thought", and we also presented a critical analysis of three books of financial mathematics. The field research was conducted concurrently with the lessons of discipline, through problem situations involving the use of the course design. For the reflectionof the liquid-modern society of consumers, we made use of the theoretical sociologist Zygmunt Bauman, describing on parasitic capitalism, the Code of Consumer Protection and the importance of developing a critical financial mathematics course. Afterwards, we concentrate on the readings of the transcripts in the light of the Model of Semantic Fields (MSF) by Romulo Campos Lins and proposed in the research of Silva (2003) and Kistemann Jr. (2011). Guided by this reading, we realized that financial mathematics discipline focused only on the content do not provide the students with opportunities to make their buying decisions and investment, with criticality. We consolidated the dissertation through an educational product, proposing guidelines for a travel service, covering the thematization of problem situations of consumption, exhibiting movies, the use of cartoons and comic strips. |
Keywords: | Matemática Financeira Crítica Curso de Serviço Sociedade de Consumo Produção de significados Ensino Superior Critic Financial Mathematics Service course Consumer Society Production of meanings Higher Education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática |
Access Type: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/974 |
Issue Date: | 24-May-2013 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações) |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.