Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/974
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dejairfrankbarroso.pdf5.1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Kistemann Junior, Marco Aurélio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4537856E4pt_BR
dc.contributor.referee1Duarte, Pedro Garcia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767111A4pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Amarildo Melchiades da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791022U0pt_BR
dc.creatorBarroso, Dejair Frank-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4289021Y8pt_BR
dc.date.accessioned2016-04-24T02:01:30Z-
dc.date.available2016-03-07-
dc.date.available2016-04-24T02:01:30Z-
dc.date.issued2013-05-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/974-
dc.description.abstractThis qualitative study investigated the production of meanings of the students of Business Administration in an Institution of Higher Education of Minas Gerais, for four months to draft a service course to the discipline of Financial Mathematics. Initially we postulated some ideas of what can be financial "thought", and we also presented a critical analysis of three books of financial mathematics. The field research was conducted concurrently with the lessons of discipline, through problem situations involving the use of the course design. For the reflectionof the liquid-modern society of consumers, we made use of the theoretical sociologist Zygmunt Bauman, describing on parasitic capitalism, the Code of Consumer Protection and the importance of developing a critical financial mathematics course. Afterwards, we concentrate on the readings of the transcripts in the light of the Model of Semantic Fields (MSF) by Romulo Campos Lins and proposed in the research of Silva (2003) and Kistemann Jr. (2011). Guided by this reading, we realized that financial mathematics discipline focused only on the content do not provide the students with opportunities to make their buying decisions and investment, with criticality. We consolidated the dissertation through an educational product, proposing guidelines for a travel service, covering the thematization of problem situations of consumption, exhibiting movies, the use of cartoons and comic strips.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa de cunho qualitativo investigou a produção de significados dos estudantes de Administração numa Instituição de Ensino Superior de Minas Gerais, durante quatro meses, para elaborar uma proposta de curso de serviço para a disciplina matemática financeira. Inicialmente tecemos algumas ideias do que pode ser “pensamento” financeiro, e também apresentamos uma análise crítica de três livros de matemática financeira. A pesquisa de campo foi realizada concomitantemente com as aulas da disciplina, por meio de situações-problema de consumo envolvendo o conteúdo programático do curso. Para reflexão da sociedade líquido-moderna de consumidores, fizemos uso do referencial teórico do sociólogo Zygmunt Bauman, descrevendo sobre o capitalismo parasitário, o Código de Defesa do Consumidor e a importância de desenvolver um curso de matemática financeira crítica. Posteriormente, nos debruçamos sobre as leituras das transcrições à luz do Modelo dos Campos Semânticos (MCS) de Romulo Campos Lins e proposto na pesquisa de Silva (2003) e Kistemann Jr. (2011). Guiados por essa leitura, percebemos que a disciplina matemática financeira com foco apenas no conteúdo, não oportuniza os estudantes a tomarem suas decisões de compra e investimento, com criticidade. Consolidamos a dissertação por meio de um produto educacional, propondo diretrizes para um curso de serviço, que contemple a tematização de situações-problema de consumo, exibição de filmes, o uso de charges e tirinhas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática Financeira Críticapt_BR
dc.subjectCurso de Serviçopt_BR
dc.subjectSociedade de Consumopt_BR
dc.subjectProdução de significadospt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectCritic Financial Mathematicspt_BR
dc.subjectService coursept_BR
dc.subjectConsumer Societypt_BR
dc.subjectProduction of meaningspt_BR
dc.subjectHigher Educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleUma proposta de curso de serviço para a disciplina matemática financeira: mediada pela produção de significados dos estudantes de administraçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.