Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9728
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Espaço de reflexão crítica em contexto de colaboração.pdf56.03 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Artigo de Evento
Título : Espaço de reflexão crítica em contexto de colaboração: reconstruindo os sentidos e os significados da prática educativa na creche
Autor(es): Silva, Lea Stahlschmidt Pinto
Araujo, Carolina Jordão de
Batista, Monique Ribeiro
Resumo: A pesquisa tem como principal objetivo desencadear a reflexão crítica e a ação colaborativa de educadoras e coordenadoras, no espaço de 23 creches públicas, acerca das experiências infantis por elas orientadas, e o sentido que o pensar sobre essas experiências tem para o desenvolvimento infantil e para a (re)construção de suas ações na prática educativa. A discussão teórico-metodológica adotada contempla os autores que abordam o professor reflexivo (DEWEY, 1979), (SMITH, 1986), (ALARCÃO, 1996), (GIROUX, 1997), (PIMENTA, 2005), (SCHÖN, 2000), (CONTRERAS, 2002) e (MAGALHÃES, 2004) cuja discussão privilegia a investigação interventiva crítico-colaborativa.Foram realizadas sessões reflexivas nas quais contamos com a presença de 30 coordenadoras e 10 integrantes do grupo de pesquisa EFoPI, incluindo uma (01) coordenadora e uma (01) bolsista de Iniciação Científica que relatou, por escrito, cada encontro em forma de Notas de Campo a partir das videogravações realizadas. Atualmente, o grupo de pesquisa se encontra em fase de organização dos dados dessa etapa da pesquisa. A contribuição deste modelo de pesquisa abarca questões teórico-metodológicas importantes, que dão consistência ao papel do profissional de educação, à sua atuação junto às crianças, à função social de seu trabalho educativo no contexto sócio-histórico-cultural em que atua. Esses projetos colaborativos contribuem para que aprendamos mais sobre formas alternativas de iniciar e consolidar mudanças educacionais, por se voltarem para a renovação simultânea de ambas as instituições envolvidas (universidade e creche).
Resumen : -
Palabras clave : -
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9728
Fecha de publicación : 2008
Aparece en las colecciones: Seminário de Iniciação Científica



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.