https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9728
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Espaço de reflexão crítica em contexto de colaboração.pdf | 56.03 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Lea Stahlschmidt Pinto | - |
dc.creator | Araujo, Carolina Jordão de | - |
dc.creator | Batista, Monique Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-10T19:22:29Z | - |
dc.date.available | 2019-03-18 | - |
dc.date.available | 2019-04-10T19:22:29Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.citation.issue | XIV | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9728 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa tem como principal objetivo desencadear a reflexão crítica e a ação colaborativa de educadoras e coordenadoras, no espaço de 23 creches públicas, acerca das experiências infantis por elas orientadas, e o sentido que o pensar sobre essas experiências tem para o desenvolvimento infantil e para a (re)construção de suas ações na prática educativa. A discussão teórico-metodológica adotada contempla os autores que abordam o professor reflexivo (DEWEY, 1979), (SMITH, 1986), (ALARCÃO, 1996), (GIROUX, 1997), (PIMENTA, 2005), (SCHÖN, 2000), (CONTRERAS, 2002) e (MAGALHÃES, 2004) cuja discussão privilegia a investigação interventiva crítico-colaborativa.Foram realizadas sessões reflexivas nas quais contamos com a presença de 30 coordenadoras e 10 integrantes do grupo de pesquisa EFoPI, incluindo uma (01) coordenadora e uma (01) bolsista de Iniciação Científica que relatou, por escrito, cada encontro em forma de Notas de Campo a partir das videogravações realizadas. Atualmente, o grupo de pesquisa se encontra em fase de organização dos dados dessa etapa da pesquisa. A contribuição deste modelo de pesquisa abarca questões teórico-metodológicas importantes, que dão consistência ao papel do profissional de educação, à sua atuação junto às crianças, à função social de seu trabalho educativo no contexto sócio-histórico-cultural em que atua. Esses projetos colaborativos contribuem para que aprendamos mais sobre formas alternativas de iniciar e consolidar mudanças educacionais, por se voltarem para a renovação simultânea de ambas as instituições envolvidas (universidade e creche). | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.relation.ispartof | XIV Seminário de Iniciação Científica / IV Seminário de Iniciação Científica Jr | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | - | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | Espaço de reflexão crítica em contexto de colaboração: reconstruindo os sentidos e os significados da prática educativa na creche | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
Appears in Collections: | Seminário de Iniciação Científica |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.