Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9728
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Espaço de reflexão crítica em contexto de colaboração.pdf56.03 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Lea Stahlschmidt Pinto-
dc.creatorAraujo, Carolina Jordão de-
dc.creatorBatista, Monique Ribeiro-
dc.date.accessioned2019-04-10T19:22:29Z-
dc.date.available2019-03-18-
dc.date.available2019-04-10T19:22:29Z-
dc.date.issued2008-
dc.citation.issueXIVpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9728-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa tem como principal objetivo desencadear a reflexão crítica e a ação colaborativa de educadoras e coordenadoras, no espaço de 23 creches públicas, acerca das experiências infantis por elas orientadas, e o sentido que o pensar sobre essas experiências tem para o desenvolvimento infantil e para a (re)construção de suas ações na prática educativa. A discussão teórico-metodológica adotada contempla os autores que abordam o professor reflexivo (DEWEY, 1979), (SMITH, 1986), (ALARCÃO, 1996), (GIROUX, 1997), (PIMENTA, 2005), (SCHÖN, 2000), (CONTRERAS, 2002) e (MAGALHÃES, 2004) cuja discussão privilegia a investigação interventiva crítico-colaborativa.Foram realizadas sessões reflexivas nas quais contamos com a presença de 30 coordenadoras e 10 integrantes do grupo de pesquisa EFoPI, incluindo uma (01) coordenadora e uma (01) bolsista de Iniciação Científica que relatou, por escrito, cada encontro em forma de Notas de Campo a partir das videogravações realizadas. Atualmente, o grupo de pesquisa se encontra em fase de organização dos dados dessa etapa da pesquisa. A contribuição deste modelo de pesquisa abarca questões teórico-metodológicas importantes, que dão consistência ao papel do profissional de educação, à sua atuação junto às crianças, à função social de seu trabalho educativo no contexto sócio-histórico-cultural em que atua. Esses projetos colaborativos contribuem para que aprendamos mais sobre formas alternativas de iniciar e consolidar mudanças educacionais, por se voltarem para a renovação simultânea de ambas as instituições envolvidas (universidade e creche).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.relation.ispartofXIV Seminário de Iniciação Científica / IV Seminário de Iniciação Científica Jrpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject-pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleEspaço de reflexão crítica em contexto de colaboração: reconstruindo os sentidos e os significados da prática educativa na crechept_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
Appears in Collections:Seminário de Iniciação Científica



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.