Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/971
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
andreanunesdacruzconstancio.pdf1.2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: O desempenho dos alunos na transição entre os sistemas da rede pública petropolitana – um estudo de caso
Autor(es): Constâncio, Andrea Nunes da Cruz
Primeiro Orientador: Santos, José Alcides Figueiredo
Membro da banca: Moreira, Maria Cristina do Amaral
Membro da banca: Neubert, Luiz Flávio
Resumo: Este estudo se propõe a pesquisar os fatores que interferem para que o desempenho dos alunos que saem do Ensino Fundamental e ingressam no Ensino Médio apresentem um declínio. A pesquisa analisou e comparou os resultados obtidos por um grupo de alunos na Prova Petrópolis, no 9º ano do Ensino Fundamental, em maio de 2011 e os resultados obtidos por esses mesmos alunos no Saerjinho, na 1ª série do Ensino Médio, em abril de 2012. A partir de aportes teóricos baseados em Berger Filho (2002), Neubauer (2011) e Soares (2005) é apresentado um Plano de Ação Educacional para efetivar a aprendizagem dos alunos levando-os a obter um melhor desempenho. Este plano de ação tem como seu fio condutor a metodologia da Aprendizagem Cooperativa uma ferramenta pedagógica que tem demonstrado ser muito eficaz, facilitando e tornando a aprendizagem dos alunos mais significativa.
Abstract: This piece of work sets out to find all factors that interfere in the performance of students who finish Elementary school and start High school, most of them decline in their quality of learning. This research compared and analyzed the results obtained by those students on the exam called " Prova Petrópolis" in 9th grade of Elementary school in 2011 May and then, later on in "Saerjinho", High school first grade in 2012 April. It is based on studies by Berger Filho (2002), Neubauer (2011) and Soares (2005), which are presented in the Education and Action Plan to improve greatly students' way of learning and development. The Action Plan has as its guiding principle the methodology of Cooperative Learning, a pedagogical tool that has proved to be very effective, facilitating and making the students learning more meaningful.
Palavras-chave: Ensino médio
Desempenho
Avaliação
High school
Performance
Evaluation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/971
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.