Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/971
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
andreanunesdacruzconstancio.pdf1.2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Santos, José Alcides Figueiredo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770461U6pt_BR
dc.contributor.referee1Moreira, Maria Cristina do Amaral-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4756167U0pt_BR
dc.contributor.referee2Neubert, Luiz Flávio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702639U0pt_BR
dc.creatorConstâncio, Andrea Nunes da Cruz-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2016-04-24T01:59:19Z-
dc.date.available2016-03-07-
dc.date.available2016-04-24T01:59:19Z-
dc.date.issued2013-10-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/971-
dc.description.abstractThis piece of work sets out to find all factors that interfere in the performance of students who finish Elementary school and start High school, most of them decline in their quality of learning. This research compared and analyzed the results obtained by those students on the exam called " Prova Petrópolis" in 9th grade of Elementary school in 2011 May and then, later on in "Saerjinho", High school first grade in 2012 April. It is based on studies by Berger Filho (2002), Neubauer (2011) and Soares (2005), which are presented in the Education and Action Plan to improve greatly students' way of learning and development. The Action Plan has as its guiding principle the methodology of Cooperative Learning, a pedagogical tool that has proved to be very effective, facilitating and making the students learning more meaningful.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo se propõe a pesquisar os fatores que interferem para que o desempenho dos alunos que saem do Ensino Fundamental e ingressam no Ensino Médio apresentem um declínio. A pesquisa analisou e comparou os resultados obtidos por um grupo de alunos na Prova Petrópolis, no 9º ano do Ensino Fundamental, em maio de 2011 e os resultados obtidos por esses mesmos alunos no Saerjinho, na 1ª série do Ensino Médio, em abril de 2012. A partir de aportes teóricos baseados em Berger Filho (2002), Neubauer (2011) e Soares (2005) é apresentado um Plano de Ação Educacional para efetivar a aprendizagem dos alunos levando-os a obter um melhor desempenho. Este plano de ação tem como seu fio condutor a metodologia da Aprendizagem Cooperativa uma ferramenta pedagógica que tem demonstrado ser muito eficaz, facilitando e tornando a aprendizagem dos alunos mais significativa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO desempenho dos alunos na transição entre os sistemas da rede pública petropolitana – um estudo de casopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.