https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/966
File | Description | Size | Format | |
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solangeraquelsilvanogueiraluz.pdf | 594.35 kB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | O programa de intervenção pedagógica na superintendência regional de ensino de Pouso Alegre |
Author: | Luz, Solange Raquel Silva Nogueira |
First Advisor: | Tavares Júnior, Fernando |
Referee Member: | Souza, Elisabeth Gonçalves de |
Referee Member: | Neubert, Luiz Flávio |
Resumo: | O objetivo desta dissertação é analisar a implementação do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP), da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, em especial o trabalho dos analistas regionais do PIP nas escolas da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Pouso Alegre. Como objeto de estudo, a presente dissertação analisa os possíveis entraves na relação entre a Equipe Regional do PIP e as escolas acompanhadas, que não têm propiciado, na SRE Pouso Alegre, a aprendizagem significativa de todos os alunos, dificultando, por isso, a melhoria dos resultados das avaliações externas e o alcance das metas estabelecidas. Tal pesquisa é relevante, visto que temos um número considerável de alunos nos anos finais do Ensino Fundamental que não consolidaram ao menos as capacidades básicas necessárias à continuidade dos estudos. Isso foi observado pela análise dos relatórios de visita elaborados no período de agosto de 2011 a novembro de 2012, em encontros realizados nas 74 escolas da jurisdição, todas acompanhadas por eles. Com essa análise, foi possível discutir a implementação regional da política e propor alternativas viáveis ao trabalho dos analistas do PIP, visando garantir condições adequadas de aprendizagem e sucesso na trajetória escolar dos alunos, foco principal do Programa. |
Abstract: | This dissertation has as its aim to analyze the implementation of the Pedagogical Interference Program (PIP) by the State Secretariat of Education of Minas Gerais, focusing on the work of PIP’s regional analysts at the schools of the Regional Education Superintendence (SRE) of Pouso Alegre. As an object of study, the present dissertation analyzes the possible hurdles in the relationship between PIP’s regional team and the monitored schools which have not produced, at the Pouso Alegre SRE, a meaningful learning from all their students, and therefore, the improvement in high stakes tests and reaching their established targets. Such research is relevant, given that there is a considerable number of students from a late years of middle school who have not at least consolidated the basic skills necessary to continue their studies. This was observed through an analysis of the visit reports written by the analysts from the Pedagogical Interference Program between August 2011 and November 2012 in visits throughout the 74 schools of the jurisdiction, all followed by them. Through such analysis, it was possible to discuss the regional implementation of such policy and propose viable alternatives to the work by PUP’s analysts, aiming to guarantee suitable learning conditions and the success in the students’ school trajectory, the Program’s main focus. |
Keywords: | PIP Política educacional Avaliação da educação PIP Educational policy Educational assessment |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Program: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Access Type: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/966 |
Issue Date: | 11-Oct-2013 |
Appears in Collections: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
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