Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9590
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
isabelagrossiamaral.pdf919.48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A atuação da Empresa Júnior de Administração, Ciências Contábeis e Econômicas como uma aproximação da ideia de Universidade Corporativa
Autor(es): Amaral, Isabela Grossi
Primeiro Orientador: Silva, Raphaela Reis Conceição Castro
Membro da banca: Ésther, Ângelo Brigato
Membro da banca: Gonçalves, Agatha Justen
Resumo: As constantes mudanças no cenário do mercado de trabalho fazem com que os profissionais estejam em progressiva competição e qualificação profissional. A universidade que sempre foi uma instituição de formação de profissionais, cidadãos e de produção do conhecimento cada vez mais está sendo compelida pela lógica do mercado e do business através de empresas juniores. As universidades corporativas vêm com a proposta de complementar o ensino oferecido pela universidade. Considerando a importância e a singularidade que estas instituições vêm conquistando no ambiente universitário e no mercado torna-se pertinente analisar e comparar suas práticas de dominação, discursos persuasivos, disseminação de suas ideologias e controle de seus membros. Trata-se de um estudo teórico-empírico sobre uma empresa júnior de administração, ciências contábeis e econômicas de uma universidade federal situada em Minas Gerais, que visa proporcionar ao leitor uma visão crítica e reflexão acerca do assunto. De modo a compreender como a empresa júnior em questão exerce a dominação sobre seus membros, na medida em que se aproxima do padrão de atuação de uma universidade corporativa, foi realizada uma pesquisa de base qualitativa, sendo coletados dados secundários em uma pesquisa bibliográfica para se conhecer as práticas dessas empresas, e dados primários por meio de entrevistas do tipo semiestruturadas com 20 pessoas, sendo estas membros e ex-membros da empresa júnior. Os resultados nos mostram que a ideologia reproduzida na empresa júnior estudada se assemelha com as práticas de universidades corporativas tanto em seus fins como em suas formas de controle sobre os membros. Sua atuação é incompatível com uma universidade que se proponha a gerar conhecimento crítico e emancipatório do sujeito em relação as contradições do capitalismo e seus reflexos na vida em sociedade. Constatamos que a empresa júnior em questão reproduz o que o mercado espera e demanda, formatando sujeitos adequados a tal realidade e, desta forma, subjugando a universidade a tais ditames.
Abstract: -
Palavras-chave: Empresa júnior
Universidade Corporativa
Ideologia
Dominação
Controle
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9590
Data do documento: 21-Dez-2016
Aparece nas coleções:Administração - Campus JF - TCC Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.