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dc.contributor.advisor1Silva, Raphaela Reis Conceição Castro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2751499099289877pt_BR
dc.contributor.referee1Ésther, Ângelo Brigato-
dc.contributor.referee2Gonçalves, Agatha Justen-
dc.creatorAmaral, Isabela Grossi-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8636612106904363pt_BR
dc.date.accessioned2019-04-08T17:51:29Z-
dc.date.available2019-04-02-
dc.date.available2019-04-08T17:51:29Z-
dc.date.issued2016-12-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9590-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoAs constantes mudanças no cenário do mercado de trabalho fazem com que os profissionais estejam em progressiva competição e qualificação profissional. A universidade que sempre foi uma instituição de formação de profissionais, cidadãos e de produção do conhecimento cada vez mais está sendo compelida pela lógica do mercado e do business através de empresas juniores. As universidades corporativas vêm com a proposta de complementar o ensino oferecido pela universidade. Considerando a importância e a singularidade que estas instituições vêm conquistando no ambiente universitário e no mercado torna-se pertinente analisar e comparar suas práticas de dominação, discursos persuasivos, disseminação de suas ideologias e controle de seus membros. Trata-se de um estudo teórico-empírico sobre uma empresa júnior de administração, ciências contábeis e econômicas de uma universidade federal situada em Minas Gerais, que visa proporcionar ao leitor uma visão crítica e reflexão acerca do assunto. De modo a compreender como a empresa júnior em questão exerce a dominação sobre seus membros, na medida em que se aproxima do padrão de atuação de uma universidade corporativa, foi realizada uma pesquisa de base qualitativa, sendo coletados dados secundários em uma pesquisa bibliográfica para se conhecer as práticas dessas empresas, e dados primários por meio de entrevistas do tipo semiestruturadas com 20 pessoas, sendo estas membros e ex-membros da empresa júnior. Os resultados nos mostram que a ideologia reproduzida na empresa júnior estudada se assemelha com as práticas de universidades corporativas tanto em seus fins como em suas formas de controle sobre os membros. Sua atuação é incompatível com uma universidade que se proponha a gerar conhecimento crítico e emancipatório do sujeito em relação as contradições do capitalismo e seus reflexos na vida em sociedade. Constatamos que a empresa júnior em questão reproduz o que o mercado espera e demanda, formatando sujeitos adequados a tal realidade e, desta forma, subjugando a universidade a tais ditames.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEmpresa júniorpt_BR
dc.subjectUniversidade Corporativapt_BR
dc.subjectIdeologiapt_BR
dc.subjectDominaçãopt_BR
dc.subjectControlept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titleA atuação da Empresa Júnior de Administração, Ciências Contábeis e Econômicas como uma aproximação da ideia de Universidade Corporativapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Administração - Campus JF - TCC Graduação



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