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Clase: Dissertação
Título : A regulamentação da mídia no Brasil: reflexões sobre a temática no telejornalismo público e comercial
Autor(es): Almeida, Vitor Pereira de
Orientador: Coutinho, Iluska Maria da Silva
Miembros Examinadores: Guerra, Márcio de Oliveira
Miembros Examinadores: Moreira, Sonia Virginia
Miembros Examinadores: Brinati, Francisco Ângelo
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo estudar e analisar a cobertura da temática da regulamentação da mídia no Brasil pelo telejornalismo. Optou-se por analisar a cobertura da regulamentação da mídia no telejornalismo público em comparação ao telejornalismo comercial no Brasil para verificar como o discurso da regulamentação da mídia é mostrado pela própria mídia e colocar em xeque a ainda não regulamentada complementariedade entre os sistemas. Questões referentes ao telejornalismo público e ao telejornalismo de caráter comercial foram elucidadas para que se pudesse diferenciar as aplicações e formatos de cada um. Inicialmente, fez-se necessário discutir e definir regulação e regulamentação; foram pormenorizadas as leis envolvendo a temática desde a Primeira República até a Constituição de 1988 com a redemocratização do país e os governos que ocorreram após a promulgação da Constituição Cidadã. A partir disso, o enfoque se dá na televisão, um dos principais veículo de comunicação de massas no Brasil. A hegemonia da TV Globo é discutida, seguindo o conceito de Gramsci; em sua contrapartida é analisada a TV Brasil: os objetos de estudo são o Jornal Nacional, o Caminhos da Reportagem e o Ver TV. Como metodologia de análise é utilizada a Análise da Materialidade Audiovisual e são elencados três eixos de análises qualitativos: A - Pluralidade, B - Diversidade e C - Cidadania/Autonomia. A partir da Análise da Materialidade Audiovisual são realizadas inferências que possibilitam demonstrar o padrão desses produtos telejornalísticos e como retratam a regulamentação da mídia.
Resumen : The present research aims to study and analyze the coverage of the media regulation in Brazil by telejournalism. It was decided to analyze the coverage of the regulation of the media in the public telejornalism in comparison to the commercial telejornalism in Brazil to verify how the discourse of the regulation of the media is shown by the own media and to put in check the still not regulated complementarity between the systems. Questions regarding public telejournalism and commercial telejournalism were elucidated in order to differentiate the applications and formats of each one. Initially, it was necessary to discuss and define regulation and regulamentation; the laws surrounding the theme from the First Republic to the Constitution of 1988 with the re-democratization of the country and the governments that occurred after the promulgation of the Citizen Constitution were detailed. From this, the focus is on television, the main vehicle of mass communication in Brazil. The hegemony of TV Globo is discussed, following Gramsci's concept; in its counterpart is analyzed TV Brasil: the objects of study are Jornal Nacional, Caminhos da Reportagem and Ver TV. As analysis methodology the Audiovisual Materiality Analysis is used and three axes of qualitative analysis are listed: A - Plurality, B - Diversity and C - Citizenship / Autonomy. From the Analysis of Audiovisual Materiality, inferences are made that make it possible to demonstrate the standard of these newsjournalistic products and how they portray the regulation of the media.
Palabras clave : Regulamentação da mídia
Regulação da mídia
Telejornalismo
TV pública
TV comercial
Regulamentation of the media
Regulation of the media
Telejornalism
Public TV
Commercial TV
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9578
Fecha de publicación : 18-feb-2019
Aparece en las colecciones: Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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