Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/954
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
alissondealmeidasantos.pdf582.81 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: A utilização de ambientes virtuais de aprendizagem na educação presencial: o caso do ensino jurídico na Universidade Federal de Juiz de Fora
Author: Santos, Álisson de Almeida
First Advisor: Queiroz, Álvaro João Magalhães de
Referee Member: Almeida, Wilson dos Santos
Referee Member: Riani, Frederico Augusto D’Avila
Resumo: O objetivo desta dissertação é analisar o uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) pelos professores lotados na Faculdade de Direito da UFJF, compreender suas relações com aspectos institucionais do curso e apresentar um Plano de Ação Educacional que visa à ampliação das possibilidades pedagógicas dos AVAs dentro desse contexto. Na primeira parte da pesquisa, observou-se que, apesar da incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ensino superior, seu uso efetivo entre os professores da Faculdade de Direito ainda é restrito. Esta pesquisa consiste em um estudo de caso e caracteriza-se como qualitativa, uma vez que foi realizada a partir de questionários e entrevistas semiestruturadas com o objetivo de verificar a utilização de AVAs no âmbito da Unidade Acadêmica e conhecer os possíveis fatores determinantes para o seu uso, na perspectiva dos docentes e de alguns atores da Instituição envolvidos com o tema em análise. O referencial teórico traz as lacunas na formação dos docentes do ensino superior, especialmente em relação à utilização de Ambientes Virtuais de Aprendizagem, uma vez que se observou, como resultado da pesquisa de campo, que apenas seis professores entrevistados utilizavam AVAs e, dentre os que não utilizavam, 24 manifestaram interesse na utilização desse recurso, de modo que o principal fator dificultador apontado foi a falta de formação específica em relação às suas possibilidades pedagógicas, apesar de a Instituição oferecer alguns cursos com essa finalidade. Portanto, o Plano de Ação Educacional converge para a capacitação desses docentes quanto à utilização da Plataforma Moodle, adotada pela Instituição. Tal proposta leva em conta as necessidades específicas dos professores da Faculdade de Direito, recorte utilizado nesta pesquisa.
Abstract: The objective of this dissertation is to analyze the use of Virtual Learning Environments (VLEs) by teachers located in UFJF Law School, comprehend its relation with institutional aspects of the course and submit an Educational Plan of Action which aims to increase the educational possibilities of VLEs within this context. In the first part of the survey, it was observed that, despite the incorporation of the use of Information and Communication Technologies (ICTs) in higher education, its effective use among Law School’s teachers is still restricted. This research consists in a case study and characterizes as a qualitative research conducted through questionnaires and semi-structured interviews in order to verify the use of VLEs within the Academic Unit and know the possible determining factors for its use, from the perspective of teachers and some actors of the Institution involved with the issue under consideration. The theoretical reference brings the gaps in the training of teachers in higher education, especially in relation to the use of Virtual Learning Environments, as it was observed as a result of field research that only 06 teachers interviewed use Virtual Learning Environments, and among those that don’t use it, 24 expressed interest in using this resource and the main complicating factor mentioned was the lack of specific training in relation to its pedagogical possibilities, despite the fact that the Institution offers some courses for that purpose. Therefore, the Educational Plan of Action converges to the qualification and training of these teachers regarding the use of Moodle Platform, adopted by the Institution. Such proposal takes into account the specific needs of Law School teachers, delimitation used in this study.
Keywords: Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Ensino Superior
Formação Docente
Virtual Learning Environments
Higher Education
Teacher Training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/954
Issue Date: 16-Aug-2013
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)
PROQUALI - Dissertações



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.