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dc.contributor.advisor1Queiroz, Álvaro João Magalhães de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799857P7pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Wilson dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4268681U4pt_BR
dc.contributor.referee2Riani, Frederico Augusto D’Avila-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4220352J8pt_BR
dc.creatorSantos, Álisson de Almeida-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4423915U1pt_BR
dc.date.accessioned2016-04-24T01:52:17Z-
dc.date.available2016-03-04-
dc.date.available2016-04-24T01:52:17Z-
dc.date.issued2013-08-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/954-
dc.description.abstractThe objective of this dissertation is to analyze the use of Virtual Learning Environments (VLEs) by teachers located in UFJF Law School, comprehend its relation with institutional aspects of the course and submit an Educational Plan of Action which aims to increase the educational possibilities of VLEs within this context. In the first part of the survey, it was observed that, despite the incorporation of the use of Information and Communication Technologies (ICTs) in higher education, its effective use among Law School’s teachers is still restricted. This research consists in a case study and characterizes as a qualitative research conducted through questionnaires and semi-structured interviews in order to verify the use of VLEs within the Academic Unit and know the possible determining factors for its use, from the perspective of teachers and some actors of the Institution involved with the issue under consideration. The theoretical reference brings the gaps in the training of teachers in higher education, especially in relation to the use of Virtual Learning Environments, as it was observed as a result of field research that only 06 teachers interviewed use Virtual Learning Environments, and among those that don’t use it, 24 expressed interest in using this resource and the main complicating factor mentioned was the lack of specific training in relation to its pedagogical possibilities, despite the fact that the Institution offers some courses for that purpose. Therefore, the Educational Plan of Action converges to the qualification and training of these teachers regarding the use of Moodle Platform, adopted by the Institution. Such proposal takes into account the specific needs of Law School teachers, delimitation used in this study.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta dissertação é analisar o uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) pelos professores lotados na Faculdade de Direito da UFJF, compreender suas relações com aspectos institucionais do curso e apresentar um Plano de Ação Educacional que visa à ampliação das possibilidades pedagógicas dos AVAs dentro desse contexto. Na primeira parte da pesquisa, observou-se que, apesar da incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ensino superior, seu uso efetivo entre os professores da Faculdade de Direito ainda é restrito. Esta pesquisa consiste em um estudo de caso e caracteriza-se como qualitativa, uma vez que foi realizada a partir de questionários e entrevistas semiestruturadas com o objetivo de verificar a utilização de AVAs no âmbito da Unidade Acadêmica e conhecer os possíveis fatores determinantes para o seu uso, na perspectiva dos docentes e de alguns atores da Instituição envolvidos com o tema em análise. O referencial teórico traz as lacunas na formação dos docentes do ensino superior, especialmente em relação à utilização de Ambientes Virtuais de Aprendizagem, uma vez que se observou, como resultado da pesquisa de campo, que apenas seis professores entrevistados utilizavam AVAs e, dentre os que não utilizavam, 24 manifestaram interesse na utilização desse recurso, de modo que o principal fator dificultador apontado foi a falta de formação específica em relação às suas possibilidades pedagógicas, apesar de a Instituição oferecer alguns cursos com essa finalidade. Portanto, o Plano de Ação Educacional converge para a capacitação desses docentes quanto à utilização da Plataforma Moodle, adotada pela Instituição. Tal proposta leva em conta as necessidades específicas dos professores da Faculdade de Direito, recorte utilizado nesta pesquisa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAmbientes Virtuais de Aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectVirtual Learning Environmentspt_BR
dc.subjectHigher Educationpt_BR
dc.subjectTeacher Trainingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA utilização de ambientes virtuais de aprendizagem na educação presencial: o caso do ensino jurídico na Universidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)
PROQUALI - Dissertações



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