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Clase: Dissertação
Título : Avaliação institucional: mobilizando a escola para melhoria da qualidade da educação
Autor(es): Avila, Aline Elisa Cotta D
Orientador: Soares, Tufi Machado
Miembros Examinadores: Oliveira Júnior, Lourival Batista de
Miembros Examinadores: Costa, Cristiano Machado
Resumo: Nos anos de 1990, um novo paradigma se estabelece para a escola pública no Brasil. A escola precisa despir-se de suas práticas assistencialistas impostas pela massificação da escolarização e assumir o papel de responsável por garantir o aprendizado. No entanto, a escola parece não conseguir mobilizar seus recursos para cumprir com o objetivo que a sociedade lhe propõe. Para construir autonomia, uma organização deve conhecer com clareza seus objetivos e orientar suas ações para esses fins. Um método que leve a escola a definir seus objetivos e a partir deles avaliar suas ações apresenta-se como necessário apoio para que alcem patamares mais elevados de autonomia. O objetivo deste Plano de Ação Educacional (PAE) é propor um modelo de Avaliação Institucional para as escolas estaduais de educação básica do Espírito Santo que forneça informações aos diversos níveis da gestão pública sobre os processos em curso na escola e que, concomitantemente, introduza a escola no núcleo da avaliação e sirva como apoio à mobilização de suas práticas no sentido de provocar mudanças efetivas. Os métodos de avaliação institucional já implementados nas escolas no Brasil partem das diversas dimensões da ação, como a gestão pedagógica, a gestão participativa e a gestão de pessoas. Os processos educacionais são avaliados, mas os resultados não são sistematicamente utilizados por gestores e escolas para transformar e inovar o trabalho. Os fundamentos e princípios de autonomia, legitimidade e participação são elementos comuns a diversas experiências de avaliação institucional de escolas, no Brasil e em outros países, que preconizam a melhoria na qualidade do ensino. A conjugação da avaliação externa e da avaliação interna, ou autoavaliação, também é evidenciada em muitas iniciativas de avaliar escolas. O Sistema de Avaliação Institucional proposto deverá, portanto, orientar-se aos objetivos definidos, estar centrado na aferição dos resultados obtidos, considerar os processos e meios mobilizados no alcance de tais resultados, valorizar a avaliação interna e externa no processo de gerenciamento e envolver os usuários no sistema de avaliação.
Resumen : In the 1990s, a new paradigm is established for public schools in Brazil. The school needs to abandon the assistencialist practices imposed by the massification of scholarization and to assume the role of guaranteeing learning. However, the school does not seem to be able to mobilize its resources to fulfill the goal proposed by society. In order to construct autonomy an organization must know with clarity its goals and the guide its actions to such ends. A method that leads the school to define its goals and from them assess its actions presents itself as a necessary support to reach high standards of autonomy. The goal of this Educational Action Plan (PAE, in Portuguese) is to propose a model of Institutional Assessment to state schools of basic education in the state of Espírito Santo which may provide information to various levels of school management regarding the processes occurring in the school and that, simultaneously, may introduce the school to the core of assessment and work as a support to the mobilization of its practices in the sense of causing effective change. The methods of institutional assessment already implemented at Brazilian schools address several dimensions, such as the pedagogical management, participative management and human resources. The educational processes are assessed, but the results are not systematically utilized by managers and schools to transform and innovate the work. The fundaments and principles of autonomy, legitimacy and participation are common elements to various experiences of institutional school assessment, in Brazil and in other countries, which endorse the improvement in the quality of teaching. The connection between the external assessment and the internal one, or self-assessment, is also made clear in many initiatives of school assessment. The proposed Institutional Assessment System shall, therefore, be guided by the defined goals, be centered in the measurement of the results obtained, consider the processes and means mobilized to reach such results, value the internal and external assessments in the management process and involve the evaluation system users.
Palabras clave : Avaliação
Institucional
Escola
Assessment
Institutional
School
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/953
Fecha de publicación : 3-abr-2013
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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