Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/953
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
alineelisacottadavila.pdf1.07 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Soares, Tufi Machado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721718E0pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira Júnior, Lourival Batista de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785751Y1pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Cristiano Machado-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762774A9pt_BR
dc.creatorAvila, Aline Elisa Cotta D-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792069E6pt_BR
dc.date.accessioned2016-04-24T01:51:53Z-
dc.date.available2016-03-04-
dc.date.available2016-04-24T01:51:53Z-
dc.date.issued2013-04-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/953-
dc.description.abstractIn the 1990s, a new paradigm is established for public schools in Brazil. The school needs to abandon the assistencialist practices imposed by the massification of scholarization and to assume the role of guaranteeing learning. However, the school does not seem to be able to mobilize its resources to fulfill the goal proposed by society. In order to construct autonomy an organization must know with clarity its goals and the guide its actions to such ends. A method that leads the school to define its goals and from them assess its actions presents itself as a necessary support to reach high standards of autonomy. The goal of this Educational Action Plan (PAE, in Portuguese) is to propose a model of Institutional Assessment to state schools of basic education in the state of Espírito Santo which may provide information to various levels of school management regarding the processes occurring in the school and that, simultaneously, may introduce the school to the core of assessment and work as a support to the mobilization of its practices in the sense of causing effective change. The methods of institutional assessment already implemented at Brazilian schools address several dimensions, such as the pedagogical management, participative management and human resources. The educational processes are assessed, but the results are not systematically utilized by managers and schools to transform and innovate the work. The fundaments and principles of autonomy, legitimacy and participation are common elements to various experiences of institutional school assessment, in Brazil and in other countries, which endorse the improvement in the quality of teaching. The connection between the external assessment and the internal one, or self-assessment, is also made clear in many initiatives of school assessment. The proposed Institutional Assessment System shall, therefore, be guided by the defined goals, be centered in the measurement of the results obtained, consider the processes and means mobilized to reach such results, value the internal and external assessments in the management process and involve the evaluation system users.pt_BR
dc.description.resumoNos anos de 1990, um novo paradigma se estabelece para a escola pública no Brasil. A escola precisa despir-se de suas práticas assistencialistas impostas pela massificação da escolarização e assumir o papel de responsável por garantir o aprendizado. No entanto, a escola parece não conseguir mobilizar seus recursos para cumprir com o objetivo que a sociedade lhe propõe. Para construir autonomia, uma organização deve conhecer com clareza seus objetivos e orientar suas ações para esses fins. Um método que leve a escola a definir seus objetivos e a partir deles avaliar suas ações apresenta-se como necessário apoio para que alcem patamares mais elevados de autonomia. O objetivo deste Plano de Ação Educacional (PAE) é propor um modelo de Avaliação Institucional para as escolas estaduais de educação básica do Espírito Santo que forneça informações aos diversos níveis da gestão pública sobre os processos em curso na escola e que, concomitantemente, introduza a escola no núcleo da avaliação e sirva como apoio à mobilização de suas práticas no sentido de provocar mudanças efetivas. Os métodos de avaliação institucional já implementados nas escolas no Brasil partem das diversas dimensões da ação, como a gestão pedagógica, a gestão participativa e a gestão de pessoas. Os processos educacionais são avaliados, mas os resultados não são sistematicamente utilizados por gestores e escolas para transformar e inovar o trabalho. Os fundamentos e princípios de autonomia, legitimidade e participação são elementos comuns a diversas experiências de avaliação institucional de escolas, no Brasil e em outros países, que preconizam a melhoria na qualidade do ensino. A conjugação da avaliação externa e da avaliação interna, ou autoavaliação, também é evidenciada em muitas iniciativas de avaliar escolas. O Sistema de Avaliação Institucional proposto deverá, portanto, orientar-se aos objetivos definidos, estar centrado na aferição dos resultados obtidos, considerar os processos e meios mobilizados no alcance de tais resultados, valorizar a avaliação interna e externa no processo de gerenciamento e envolver os usuários no sistema de avaliação.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectInstitucionalpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectAssessmentpt_BR
dc.subjectInstitutionalpt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAvaliação institucional: mobilizando a escola para melhoria da qualidade da educaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.