Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9496
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Cidadania corporativa ou ferramenta de promoção.pdf56.04 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Artigo de Evento
Título : Cidadania corporativa ou ferramenta de promoção? - uma análise dos programas de responsabilidade social das empresas à luz da teoria institucional
Autor(es): Santos, Gilmar José dos
Carvalho, Stephanie Silveira de
Daher, Rafael Lana
Costa, Anelise de Mello
Resumo: Esta pesquisa analisa a institucionalização da Responsabilidade Social Corporativa no Brasil a fim de verificar se a mesma diz respeito à cidadania corporativa ou se é apenas uma ferramenta de promoção. O principal fundamento para a RSC é o argumento de que o Estado é ineficiente em algumas áreas, portanto cabe às empresas agir em prol da sociedade, visando ao bem-estar geral dos cidadãos. Porém, alguns críticos têm dito que os reais objetivos das organizações, ao implementarem programas de RSC, são promover a imagem da empresa e legitimar as suas atividades. A análise se baseia na Teoria Institucional, principalmente nos conceitos de legitimação e isomorfismo, e também na Teoria dos Stakeholders, mostrando que as empresas devem legitimar-se frente a todos os seus públicos de interesse e, para tal, buscar desenvolver a responsabilidade social na prática de seus negócios. Com base no referencial teórico, o estudo traça algumas proposições de pesquisa, que são investigadas através de entrevistas em profundidade com informantes-chave e análise de conteúdo de sete edições especiais de uma revista de negócios, que destaca os principais programas de RSC do país. Busca-se perceber em que grau de institucionalização a RSC se encontra no Brasil e de que forma esta é aplicada pelas empresas, assim como em quais segmentos tal prática é mais disseminada. Os resultados das entrevistas em profundidade mostram que a RSC se institucionaliza no Brasil em resposta a uma necessidade de adaptação das empresas ao ambiente. De forma recursiva, a implementação da RSC pelas empresas ajuda a disseminar tal prática. O estudo revela ainda, através de uma amostra de 232 programas listados pela revista, que as empresas elegem temas e populações beneficiadas que sejam convergentes com suas atividades, tenham grande visibilidade na mídia ou que gozem de simpatia por parte da sociedade. Por outro lado, algumas áreas em que a atuação do Estado é deficiente, como população carcerária, são negligenciadas pelas empresas.
Resumen : -
Palabras clave : -
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9496
Fecha de publicación : 2008
Aparece en las colecciones: Seminário de Iniciação Científica



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.