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dc.creatorSantos, Gilmar José dos-
dc.creatorCarvalho, Stephanie Silveira de-
dc.creatorDaher, Rafael Lana-
dc.creatorCosta, Anelise de Mello-
dc.date.accessioned2019-03-29T15:32:19Z-
dc.date.available2019-03-15-
dc.date.available2019-03-29T15:32:19Z-
dc.date.issued2008-
dc.citation.issueXIVpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9496-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa analisa a institucionalização da Responsabilidade Social Corporativa no Brasil a fim de verificar se a mesma diz respeito à cidadania corporativa ou se é apenas uma ferramenta de promoção. O principal fundamento para a RSC é o argumento de que o Estado é ineficiente em algumas áreas, portanto cabe às empresas agir em prol da sociedade, visando ao bem-estar geral dos cidadãos. Porém, alguns críticos têm dito que os reais objetivos das organizações, ao implementarem programas de RSC, são promover a imagem da empresa e legitimar as suas atividades. A análise se baseia na Teoria Institucional, principalmente nos conceitos de legitimação e isomorfismo, e também na Teoria dos Stakeholders, mostrando que as empresas devem legitimar-se frente a todos os seus públicos de interesse e, para tal, buscar desenvolver a responsabilidade social na prática de seus negócios. Com base no referencial teórico, o estudo traça algumas proposições de pesquisa, que são investigadas através de entrevistas em profundidade com informantes-chave e análise de conteúdo de sete edições especiais de uma revista de negócios, que destaca os principais programas de RSC do país. Busca-se perceber em que grau de institucionalização a RSC se encontra no Brasil e de que forma esta é aplicada pelas empresas, assim como em quais segmentos tal prática é mais disseminada. Os resultados das entrevistas em profundidade mostram que a RSC se institucionaliza no Brasil em resposta a uma necessidade de adaptação das empresas ao ambiente. De forma recursiva, a implementação da RSC pelas empresas ajuda a disseminar tal prática. O estudo revela ainda, através de uma amostra de 232 programas listados pela revista, que as empresas elegem temas e populações beneficiadas que sejam convergentes com suas atividades, tenham grande visibilidade na mídia ou que gozem de simpatia por parte da sociedade. Por outro lado, algumas áreas em que a atuação do Estado é deficiente, como população carcerária, são negligenciadas pelas empresas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.relation.ispartofXIV Seminário de Iniciação Científica / IV Seminário de Iniciação Científica Jr.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject-pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titleCidadania corporativa ou ferramenta de promoção? - uma análise dos programas de responsabilidade social das empresas à luz da teoria institucionalpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
Appears in Collections:Seminário de Iniciação Científica



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