https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/946
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
lineiamoreiramaciel.pdf | 1.24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | O uso do SPAECE pela Secretaria Municipal da Educação de Quixadá: desafios e possibilidades |
Autor(es): | Maciel, Linéia Moreira |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Lina Kátia Mesquita de |
Membro da banca: | Bonamino, Alícia Maria Catalano de |
Membro da banca: | David, Marcus |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo investigar a repercussão do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) na rede pública municipal de ensino de Quixadá – Ceará, com foco na Gerência da Educação Básica (GEB), setor pedagógico da Secretaria Municipal da Educação (SME) do referido município. Ao longo dos capítulos, são apresentados dados e análises acerca da concepção, estudo e uso do SPAECE por essa Gerência, coletados através de questionários semiestruturados e registros documentais, abordados à luz de referencial teórico sobre avaliação externa. A pesquisa revela, dentre outros aspectos, a necessidade de apropriação mais qualificada do conjunto de dados do SPAECE por parte da GEB, bem como maior alinhamento de suas ações aos resultados da prova e ainda uma atuação mais incisiva voltada às turmas de 9º ano. Esses resultados balizam a proposição de um conjunto de ações que podem viabilizar, por meio do SPAECE, a consolidação da cultura avaliativa em prol da melhoria da qualidade do ensino da rede municipal, em todos os anos do Ensino Fundamental. |
Abstract: | This work aims to investigate the impact of the SPAECE (Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – “Permanent System of Evaluation of Basic Education of Ceará”) – at public education of Quixadá, state of Ceará, Brazil, with a focus on the GEB (Gerência da Educação Básica, “Management of Basic Education”), an educational sector of the SME (Secretaria Municipal da Educação – Municipal Department of Education) of the mentioned town. Throughout the chapters, data and analysis are presented on the design, research and use of the SPAECE by the GEB, collected through semi-structured questionnaires and documentary records, discussed in the light of the theoretical framework on external evaluation. The research reveals, among other things, the need for a more qualified control of the data set of the SPAECE by the GEB and a greater alignment of its actions to the results of the test and a more incisive geared to the classes of 9th year. These results delineate the proposition of a set of actions that can facilitate, through the SPAECE, the consolidation of evaluative culture in order to improve the quality of education in the town, in all the years of elementary school. |
Palavras-chave: | Avaliação externa SPAECE Uso dos resultados Quixadá External evaluation SPAECE Use of results Quixadá |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/946 |
Data do documento: | 16-Dez-2013 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.