https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9439
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Processamento morfológico e a escrita no português do Brasil.pdf | 55.63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Artigo de Evento |
Título : | Processamento morfológico e a escrita no português do Brasil |
Autor(es): | Mota, Márcia Maria Peruzzi Elia da Silva, Danielle Andrade |
Resumo: | Consciência metalingüística é a habilidade de refletir e manipular intencionalmente os componentes da língua (Gombert, 1992). Dentre os componentes da consciência metalingüística, que influenciam mais diretamente a aquisição inicial da alfabetização, estão a consciência sintática, consciência fonológica, e consciência morfológica. Este estudo se concentra na consciência morfológica e seu papel na alfabetização. Consciência morfológica é habilidade de refletir sobre os morfemas. Estes são as menores unidades que compõem a fala. Esta habilidade pode auxiliar na escrita, já que a ortografia de algumas palavras pode ser decidida se a palavra de origem for conhecida. Este estudo foi elaborado para investigar se há um efeito facilitador do processamento morfológico na escrita de palavras morfologicamente complexas. A amostra constitui de 52 crianças, sendo 25 da 1ª série e 27 da 2ª série. As crianças tinham que escrever palavras prefixadas e sufixadas que eram pareadas com palavras simples que possuíam o mesmo som dos morfemas (ex, “banheiro” e “dinheiro” e “refaz” e “rebola”). A hipótese levantada era a de que as crianças teriam mais facilidades nas palavras morfologicamente complexas, pois processam a morfologia da língua quando estão escrevendo. Evidência para essa hipótese foi obtida para os prefixos e não para os sufixos (para prefixos com o teste de Wilcoxon Z= -2,416 e p= 0,016). Os prefixos nesse estudo eram na maioria parte das sílabas das palavras. Implicações para as teorias sobre o processamento da língua escrita serão discutidas. |
Resumen : | - |
Palabras clave : | - |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9439 |
Fecha de publicación : | 2008 |
Aparece en las colecciones: | Seminário de Iniciação Científica |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.