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dc.creatorMota, Márcia Maria Peruzzi Elia da-
dc.creatorSilva, Danielle Andrade-
dc.date.accessioned2019-03-29T14:49:38Z-
dc.date.available2019-03-08-
dc.date.available2019-03-29T14:49:38Z-
dc.date.issued2008-
dc.citation.issueXIVpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9439-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoConsciência metalingüística é a habilidade de refletir e manipular intencionalmente os componentes da língua (Gombert, 1992). Dentre os componentes da consciência metalingüística, que influenciam mais diretamente a aquisição inicial da alfabetização, estão a consciência sintática, consciência fonológica, e consciência morfológica. Este estudo se concentra na consciência morfológica e seu papel na alfabetização. Consciência morfológica é habilidade de refletir sobre os morfemas. Estes são as menores unidades que compõem a fala. Esta habilidade pode auxiliar na escrita, já que a ortografia de algumas palavras pode ser decidida se a palavra de origem for conhecida. Este estudo foi elaborado para investigar se há um efeito facilitador do processamento morfológico na escrita de palavras morfologicamente complexas. A amostra constitui de 52 crianças, sendo 25 da 1ª série e 27 da 2ª série. As crianças tinham que escrever palavras prefixadas e sufixadas que eram pareadas com palavras simples que possuíam o mesmo som dos morfemas (ex, “banheiro” e “dinheiro” e “refaz” e “rebola”). A hipótese levantada era a de que as crianças teriam mais facilidades nas palavras morfologicamente complexas, pois processam a morfologia da língua quando estão escrevendo. Evidência para essa hipótese foi obtida para os prefixos e não para os sufixos (para prefixos com o teste de Wilcoxon Z= -2,416 e p= 0,016). Os prefixos nesse estudo eram na maioria parte das sílabas das palavras. Implicações para as teorias sobre o processamento da língua escrita serão discutidas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.relation.ispartofXIV Seminário de Iniciação Científica / IV Seminário de Iniciação Científica Jrpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject-pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleProcessamento morfológico e a escrita no português do Brasilpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
Appears in Collections:Seminário de Iniciação Científica



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