Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9348
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A importância da lingua não-verbal(design).pdf59.53 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Artigo de Evento
Title: A importância da lingua não-verbal(design) e dos recursos tecnológicos para a compreensão de textos
Author: Souza, Teresa Maria Videira Rocha de
Sousa, Tauene Barbosa
Resumo: O objeto deste trabalho é apresentar a importância do design, ou seja, da linguagem não-verbal para a compreensão do texto. Dentro destapesquisa, será evidenciado o papel da intertextualidade na construção do sentido das imagens utilizadas em propagandas, tendo em vista que aassociação que o leitor faz do texto verbal e não-verbal de anúncios publicitários com outros textos é fundamental para que a intenção do enunciadorpublicitário seja compreendida.Aprender a ler gráficos e imagens constitui um fator de fundamental importância para qualquer indivíduo. Por isso, é preciso instrumentalizar oestudante para que aprenda a ler, processo que vai muito além da decifração de palavras e frases. Percebe-se, comumente, que, em vez de ler otexto, o aluno fragmenta-o em partes, construindo um sentido para cada uma das palavras e frases. Essa leitura fragmentada de um texto nãopermite, muitas vezes, construir seu significado.As imagens, nas propagandas, são de extrema importância para que os objetivos sejam atingidos, mas, muitas vezes, as relações que elasestabelecem estão diretamente ligadas a algum conhecimento que está implícito para que haja o jogo intertextual, e haja a compreensão do sentido.
Abstract: -
Keywords: -
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9348
Issue Date: 2008
Appears in Collections:Seminário de Iniciação Científica



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.