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Clase: Dissertação
Título : Educação Financeira Escolar e o uso de planilhas de Orçamento Familiar
Autor(es): Mello, Cristiane Neves
Orientador: Rodrigues, Chang Kuo
Miembros Examinadores: Pessoa, Cristiane Azevedo dos Santos
Miembros Examinadores: Silva, Amarildo Melchiades da
Resumo: Este trabalho é o resultado de uma pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora. As atividades da pesquisa foram realizadas em uma cidade no interior de Minas Gerais com alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola estadual em que a pesquisadora era também professora da turma. O foco principal da pesquisa foi explorar o uso de planilhas de orçamento nas aulas para que, por meio de sua análise, os alunos pudessem planejar melhor suas finanças e, também, se sentirem preparados para colaborar na administração do dinheiro da sua família. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, adotando os pressupostos da Engenharia Didática. O referencial teórico adotado possui como base a Teoria das Situações Didáticas e os aspectos da Educação Financeira Escolar. O Produto Educacional da pesquisa é constituído pelas atividades que foram realizadas, para servir de apoio aos professores do Ensino Médio que desejarem utilizá-las nas aulas. As atividades foram realizadas em várias etapas, sendo algumas individuais, outras em grupo, algumas em casa com a família e outras na sala de aula. O propósito inicial delas foi compreender o conhecimento que os alunos possuíam sobre elaborar orçamentos para que, a partir disso, pudessem ser realizadas discussões teóricas sobre o tema, com a finalidade de incentivá-los a fazer o uso das planilhas de gastos mensais. Além disso, foi também oportuno que os alunos analisassem os dados de diversas planilhas e, também, elaborassem as suas próprias. Assim, ao final do trabalho percebemos que eles foram aprimorando a forma de elaborar suas planilhas de acordo com as discussões realizadas e entenderam a importância do uso delas para um melhor controle, administração e planejamento dos gastos.
Resumen : This study is the result of a master's research developed by the Graduate Program in Mathematical Education of the Universidade Federal de Juiz de Fora. The research activities were carried out in a Minas Gerais’ inland city with students from the 3rd year of high school in a state school, where the researcher was also a teacher of the class. The main focus of the research was to stimulate the use of budget worksheets so that through their analysis students could better plan their finances and also feel prepared to collaborate in the administration of their family's money. The research is characterized as qualitative, adopting the presuppositions of Didactic Engineering. The theoretical reference adopted is based on the Theory of Didactic Situations and the aspects of Financial Education School. The Educational Product of the research is constituted by the activities that were carried out, to serve as support to the teachers of the High School who wish to use it in the classes. The activities were carried out in several stages, some being individual, others in a group, some at home with the family and others in the classroom. The initial purpose of the activities was to understand the students' knowledge about budgeting so that, from this, theoretical discussions on the topic could be carried out, in order to encourage them to make use of the monthly expenses sheets. In addition, it was also appropriate for students to analyze the data from various worksheets and to develop their own. Thus, at the end of the work we realized that they were improving the way of elaborating their worksheets according to the discussions and understood the importance of these worksheets for a better control, administration and planning of the expenses.
Palabras clave : Educação matemática
Educação financeira escolar
Orçamento familiar
Teoria das situações didáticas
Engenharia didática
Mathematical education
Financial education school
Family budget
Theory of didactic situations
Didactic engineering
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9305
Fecha de publicación : 2019
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



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