Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9305
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
cristianenevesmello.pdf2.74 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Chang Kuo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739544D6pt_BR
dc.contributor.referee1Pessoa, Cristiane Azevedo dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767808Z8pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Amarildo Melchiades da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791022U0pt_BR
dc.creatorMello, Cristiane Neves-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8159970A2pt_BR
dc.date.accessioned2019-03-27T11:48:19Z-
dc.date.available2019-03-21-
dc.date.available2019-03-27T11:48:19Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9305-
dc.description.abstractThis study is the result of a master's research developed by the Graduate Program in Mathematical Education of the Universidade Federal de Juiz de Fora. The research activities were carried out in a Minas Gerais’ inland city with students from the 3rd year of high school in a state school, where the researcher was also a teacher of the class. The main focus of the research was to stimulate the use of budget worksheets so that through their analysis students could better plan their finances and also feel prepared to collaborate in the administration of their family's money. The research is characterized as qualitative, adopting the presuppositions of Didactic Engineering. The theoretical reference adopted is based on the Theory of Didactic Situations and the aspects of Financial Education School. The Educational Product of the research is constituted by the activities that were carried out, to serve as support to the teachers of the High School who wish to use it in the classes. The activities were carried out in several stages, some being individual, others in a group, some at home with the family and others in the classroom. The initial purpose of the activities was to understand the students' knowledge about budgeting so that, from this, theoretical discussions on the topic could be carried out, in order to encourage them to make use of the monthly expenses sheets. In addition, it was also appropriate for students to analyze the data from various worksheets and to develop their own. Thus, at the end of the work we realized that they were improving the way of elaborating their worksheets according to the discussions and understood the importance of these worksheets for a better control, administration and planning of the expenses.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é o resultado de uma pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora. As atividades da pesquisa foram realizadas em uma cidade no interior de Minas Gerais com alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola estadual em que a pesquisadora era também professora da turma. O foco principal da pesquisa foi explorar o uso de planilhas de orçamento nas aulas para que, por meio de sua análise, os alunos pudessem planejar melhor suas finanças e, também, se sentirem preparados para colaborar na administração do dinheiro da sua família. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, adotando os pressupostos da Engenharia Didática. O referencial teórico adotado possui como base a Teoria das Situações Didáticas e os aspectos da Educação Financeira Escolar. O Produto Educacional da pesquisa é constituído pelas atividades que foram realizadas, para servir de apoio aos professores do Ensino Médio que desejarem utilizá-las nas aulas. As atividades foram realizadas em várias etapas, sendo algumas individuais, outras em grupo, algumas em casa com a família e outras na sala de aula. O propósito inicial delas foi compreender o conhecimento que os alunos possuíam sobre elaborar orçamentos para que, a partir disso, pudessem ser realizadas discussões teóricas sobre o tema, com a finalidade de incentivá-los a fazer o uso das planilhas de gastos mensais. Além disso, foi também oportuno que os alunos analisassem os dados de diversas planilhas e, também, elaborassem as suas próprias. Assim, ao final do trabalho percebemos que eles foram aprimorando a forma de elaborar suas planilhas de acordo com as discussões realizadas e entenderam a importância do uso delas para um melhor controle, administração e planejamento dos gastos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEducação financeira escolarpt_BR
dc.subjectOrçamento familiarpt_BR
dc.subjectTeoria das situações didáticaspt_BR
dc.subjectEngenharia didáticapt_BR
dc.subjectMathematical educationpt_BR
dc.subjectFinancial education schoolpt_BR
dc.subjectFamily budgetpt_BR
dc.subjectTheory of didactic situationspt_BR
dc.subjectDidactic engineeringpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleEducação Financeira Escolar e o uso de planilhas de Orçamento Familiarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.