Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9302
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A educação especial no Brasil.pdf59.52 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Artigo de Evento
Title: A educação especial no Brasil: aspectos epistemológicos
Author: Marques, Luciana Pacheco
Martins, Nathalia Toledo
Gonçalves, Rafael Marques
Andrade, Josiane da Silva
Carneiro, Carla Toscano
Resumo: Nosso objetivo foi examinar a articulação lógica entre o problema e a proposição teórico-metodológica das produções na área da Educação Especial,focando os seus pressupostos epistemológicos. Nos fundamentamos nos pressupostos das tendências empírico-analítica,fenomenológica-hermenêutica, crítico-dialética e do paradigma da complexidade. O procedimento adotado foi interpretar todas as dissertações/tesesproduzidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação e Educação Especial do Brasil, que versam sobre Educação Especial, produzidas nosanos de 2001, 2002 e 2003, disponíveis no banco de teses da CAPES. Encontramos as tendências empírica, fenomenológica e dialética. Osequívocos encontrados foram não inserção da pesquisa entre as produções na área; ausência de criticidade; não posicionamento numa determinadaconcepção de educação; construção teórica fundamentada em concepções diferentes; falta de coerência nos pressupostos teórico-metodológicos;não explicitação metodológica; não descrição dos procedimentos éticos; e má elaboração dos resumos. Concluímos pela necessidade da melhoriadas dissertações/teses para que possamos avançar na produção de conhecimento na área da Educação Especial.
Abstract: -
Keywords: -
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9302
Issue Date: 2008
Appears in Collections:Seminário de Iniciação Científica



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.