https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9302
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A educação especial no Brasil.pdf | 59.52 kB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Artigo de Evento |
Title: | A educação especial no Brasil: aspectos epistemológicos |
Author: | Marques, Luciana Pacheco Martins, Nathalia Toledo Gonçalves, Rafael Marques Andrade, Josiane da Silva Carneiro, Carla Toscano |
Resumo: | Nosso objetivo foi examinar a articulação lógica entre o problema e a proposição teórico-metodológica das produções na área da Educação Especial,focando os seus pressupostos epistemológicos. Nos fundamentamos nos pressupostos das tendências empírico-analítica,fenomenológica-hermenêutica, crítico-dialética e do paradigma da complexidade. O procedimento adotado foi interpretar todas as dissertações/tesesproduzidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação e Educação Especial do Brasil, que versam sobre Educação Especial, produzidas nosanos de 2001, 2002 e 2003, disponíveis no banco de teses da CAPES. Encontramos as tendências empírica, fenomenológica e dialética. Osequívocos encontrados foram não inserção da pesquisa entre as produções na área; ausência de criticidade; não posicionamento numa determinadaconcepção de educação; construção teórica fundamentada em concepções diferentes; falta de coerência nos pressupostos teórico-metodológicos;não explicitação metodológica; não descrição dos procedimentos éticos; e má elaboração dos resumos. Concluímos pela necessidade da melhoriadas dissertações/teses para que possamos avançar na produção de conhecimento na área da Educação Especial. |
Abstract: | - |
Keywords: | - |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Access Type: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9302 |
Issue Date: | 2008 |
Appears in Collections: | Seminário de Iniciação Científica |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.