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Tipo: Dissertação
Título: Elaboração e revisão de itens de geografia no contexto das avaliações em larga escala promovidos pelo CAEd/UFJF: dificuldades e desafios de superação
Autor(es): Oliveira, Mateus Campos de Paula
Primeiro Orientador: Ferreira, Rosângela Veiga Júlio
Membro da banca: Teixeira, Beatriz de Basto
Membro da banca: Amorim, Cassiano Caon
Membro da banca: Calderón, Adolfo Ignacio
Resumo: A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão discute como o CAEd/UFJF, como agente propositor, pode aprimorar o processo de revisão dos itens em Geografia, considerando uma reflexão sobre fragilidades e potencialidades desse processo. O objetivo geral é entender como ocorre o processo de revisão, identificando elementos que aparecem em itens retidos reiteradamente no fluxo de revisão que podem complexificar a formação do Banco de Itens proposto pelo CAEd/UFJF. Dessa maneira, busca-se caracterizar o processo de elaboração dos itens e sua consequente revisão a partir dos critérios técnicos e pedagógicos adotados pelo CAEd/UFJF. Logo, visa-se analisar fragilidades que, possivelmente, dificultam o fluxo de revisão e, ao final do estudo, propor medidas para superar esse cenário. Sendo assim, destacam-se os processos de coleta das evidências por meio de pesquisa documental e entrevistas; a escolha do referencial teórico, baseada nos conceitos de gestão de processos, do conhecimento e da informação e a adoção de instrumentos metodológicos voltados para a pesquisa documental e a roda de conversa. As evidências da pesquisa apontam a existência de um grande número de itens que são constantemente revisados por não atenderem aos critérios expostos pelo CAEd/UFJF. A partir disso, assumimos como hipótese de que há uma dificuldade dos elaboradores em atender às as sugestões feitas pelos revisores, assim como com a própria construção do item por meio de diferentes critérios técnicos e pedagógicos adotados. Desse modo, utiliza-se a gestão de processos, a gestão do conhecimento e a gestão da informação como embasamento teórico para discutir a questão do funcionamento da estrutura organizacional do CAEd/UFJF. Para tanto, emprega-se como metodologia de pesquisa qualitativa o estudo de caso, por meio da aplicação de instrumentos como coleta de dados e a aplicação de entrevistas semiestruturadas, assim como a roda de conversa. A sistematização dos dados analisados, confirmando a hipótese, aponta para a dificuldade dos elaboradores em superar os problemas apontados pelos revisores, seja por meio de questões de formação ou ainda de acesso às ferramentas e orientações disponíveis para a construção de itens. Sendo assim, foi elaborado um plano de ação com vistas a reestruturar os processos de revisão realizados no âmbito do CAEd/UFJF por meio de oficinas de formação continuada, revisão de documentos norteadores e emprego de ações para auxiliar na construção e revisão dos itens.
Abstract: The present dissertation is developed within the scope of the Professional Master in Management and Education Evaluation (PPGP) and Federal University of Juiz de Fora’s Center for Public Policies and Education Evaluation (CAEd / UFJF). The management case discusses how CAEd / UFJF, as a proposing agent, can improve the reviewing process of items in Geography, considering reflection on fragilities and potentialities of this process. The general objective is to understand how the revision process occurs, identifying elements in the revision flow which appear in repeatedly retained items and may complicate the formation of CAEd / UFJF’s proposed Item Bank. Hence, it is sought to characterize the items’ elaboration process and its consequent revision based on technical and pedagogical criteria adopted by CAEd / UFJF. Therefore, this study is aimed at analyzing fragilities that possibly hinder the revision flow and, finally, measures are proposed to overcome this scenario. On that account, the processes of evidence collection are highlighted through documentary research and interviews, the choice of theoretical reference, based on the concepts of process management, knowledge and information, and the adoption of methodological instruments focused on documentary research and conversation. The research evidence points to the existence of a large number of constantly reviewed items because they do not meet the criteria set forth by CAEd / UFJF. Based on this, we hypothesize that developers face difficulty to take into account suggestions made by reviewers, as well as with item construction through different technical and pedagogical criteria adopted. Thus, process management, knowledge management and information management are used as theoretical basis to discuss the functioning of CAEd / UFJF’s organizational structure. To do so, case study is used as qualitative research methodology, through application of instruments such as data collection and semi-structured interviews, as well as dialogue circles. Confirming the hypothesis, the systematization of analyzed data points to the developers’ difficultness in overcoming problems pointed out by reviewers, whether due to training or access to tools and guidelines available for the construction of items. Therefore, an action plan was elaborated in order to restructure review processes carried out within the CAEd / UFJF through workshops of continuous training, revision of guiding documents and promotion of actions to assist in the construction and revision of items.
Palavras-chave: Avaliação externa
Gestão de processos
Revisão de itens
Geografia
External evaluation
Process management
Review of items
Geography
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9246
Data do documento: 7-Dez-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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