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Tipo: Dissertação
Título: Geometria α e para ensinar: cadernos de normalistas e professores das séries iniciais – 1960 a 1980
Autor(es): Oliveira, Regis Veríssimo Lamas de
Primeiro Orientador: Oliveira, Maria Cristina Araújo de
Membro da banca: Rios, Diogo Franco
Membro da banca: Escher, Marco Antônio
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo investigar a presença dos saberes envolvidos na formação e prática dos professores das séries iniciais entre as décadas de 1960 e 1980. Através da análise de cadernos escolares de normalistas e professores das séries iniciais buscamos responder à seguinte questão: que Geometria α ensinar e para ensinar pode-se apreender de cadernos de normalistas e professores das séries iniciais entre as décadas de 1960 e 1980? Considerando a História Cultural e mobilizando referenciais relativos aos conceitos de “saberes a ensinar”, saberes que são objetos do trabalho do professor, e “saberes para ensinar”, saberes que são ferramentas do trabalho docente, analisamos quinze cadernos, sendo nove cadernos de normalistas e seis cadernos de professores das séries iniciais. Pesquisas sobre a História da educação matemática que utilizam os cadernos escolares como fonte são recentes e podem contribuir para uma melhor compreensão a respeito da relação entre os saberes α e para ensinar mobilizados pelos professores. Com a análise dos cadernos, foi possível apreender saberes para ensinar Matemática, como por exemplo, o uso de cartazes, flanelógrafos, materiais didáticos e metodologias de ensino. Também identificamos atributos que refletem o caderno como produto da cultura escolar para o ensino da Matemática nas séries iniciais, como por exemplo, a utilização do espaço do caderno de forma a articular o que está escrito, as ilustrações e as orientações para a realização das atividades. Podemos dizer que as fontes analisadas sugerem que os saberes para ensinar caracterizam a profissão de professor das séries iniciais, são identitários dessa profissão, pois em todos os cadernos, foi possível apreender tais saberes ou identificar indícios de que estes saberes estavam presentes nas práticas dos professores.
Abstract: This research about the history of mathematics education aims to investigating the presence of the knowledges involved in the formation and practice of the teachers of the primary school between the decades of 1960 and 1980. Through the analysis of schoolbooks of normal students and primary school teachers we tried to answer the question: What "Geometry knowledge of teach" and What "Geometry knowledge to teach" we can find from notebooks of normal students and primary school teachers between the 1960s and 1980s? Considering Cultural History and mobilizing references related to the concepts of "knowledge of teach", knowledge that is objects of the work of the teacher, and "knowledge to teach", knowledge that is tools of the teaching work, we analyzed fifteen notebooks, nine from normal students and six from teacher of primary school between 1960 and 1980. Researches about History of Mathematics Education that use schoolbooks with a source is recent and can be understood as initial steps that contribute to a better understanding of the relationship between “knowledge of teach” and “knowledge to teach” in the practices of teachers. when we analyze the notebooks, we apprehend knowledges of teach and knowledges to teach Mathematics, as didactic materials and methodologies. We identify attributes that reflect the notebook as a product of the school culture and we can say that the analyzed sources suggest that the knowledge to teach characterize the profession of teacher of the primary school, it is identity of the profession, because in all the notebooks we find knowledge to teach mathematics.
Palavras-chave: História da educação matemática
Geometria
Cadernos escolares
Normalistas
Saberes para ensinar
Séries iniciais
History of mathematical education
Geometry
School notebooks
Normal-school students
knowledge to teach
Primary school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9084
Data do documento: 30-Nov-2018
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



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