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dc.creatorRodrigues, Marisa Cosenza-
dc.creatorRubac, Jacqueline Silva-
dc.date.accessioned2019-02-14T16:28:25Z-
dc.date.available2019-02-14-
dc.date.available2019-02-14T16:28:25Z-
dc.date.issued2008-04-
dc.citation.volume13pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage31pt_BR
dc.citation.epage37pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2008000100004pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8981-
dc.description.abstractThis study examined a sample of 100 national children's storybooks directed to pre-school children aged four to six years to identify words/utterances that denote mental states according to three views of analysis: via words and expressions in the text; via the pictures; and via presence of irony or false beliefs in the narrative. The analysis of mental words was realized by a group of tree people. It was found that 92% of the analyzed books contained internal state language, 12% contained situational irony, 11% contained false belief and the pictures represented the mental state concepts expressed in the text. The results point out that the national children's storybooks can be used as a resource to promote socio-cognitive development of clildren.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo examinou uma amostra de 100 livros de histórias infantis nacionais para crianças pré-escolares de quatro a seis anos de idade quanto à ocorrência de termos/expressões referentes a estados mentais a partir de três eixos de análise: via palavras e expressões no texto; via figuras; e via presença de ironia e crença falsa na narrativa. A análise dos termos mentais foi realizada por um grupo de três avaliadores. Foi encontrado que 92% dos livros analisados apresentavam termos denotando estados mentais, 12% apresentavam ironia situacional, 11% continham crença falsa e que as figuras representavam o estado mental expresso no texto. Os resultados sugerem que os livros infantis nacionais podem ser utilizados como recurso para promover o desenvolvimento sociocognitivo das crianças.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initials-pt_BR
dc.relation.ispartofEstudos de Psicologia (Natal)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeoria da mentept_BR
dc.subjectHistórias infantispt_BR
dc.subjectEstados mentaispt_BR
dc.subjectTheory of mindpt_BR
dc.subjectChildren´s storybookspt_BR
dc.subjectMental statespt_BR
dc.subject.cnpq-pt_BR
dc.titleHistórias infantis: um recurso para a compreensão dos estados mentaispt_BR
dc.title.alternativeChildren's storybooks: a resource to the understanding of mental statespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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