Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8981
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Histórias infantis.pdf325.4 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Artigo de Periódico
Título : Histórias infantis: um recurso para a compreensão dos estados mentais
Otros títulos : Children's storybooks: a resource to the understanding of mental states
Autor(es): Rodrigues, Marisa Cosenza
Rubac, Jacqueline Silva
Resumo: Este estudo examinou uma amostra de 100 livros de histórias infantis nacionais para crianças pré-escolares de quatro a seis anos de idade quanto à ocorrência de termos/expressões referentes a estados mentais a partir de três eixos de análise: via palavras e expressões no texto; via figuras; e via presença de ironia e crença falsa na narrativa. A análise dos termos mentais foi realizada por um grupo de três avaliadores. Foi encontrado que 92% dos livros analisados apresentavam termos denotando estados mentais, 12% apresentavam ironia situacional, 11% continham crença falsa e que as figuras representavam o estado mental expresso no texto. Os resultados sugerem que os livros infantis nacionais podem ser utilizados como recurso para promover o desenvolvimento sociocognitivo das crianças.
Resumen : This study examined a sample of 100 national children's storybooks directed to pre-school children aged four to six years to identify words/utterances that denote mental states according to three views of analysis: via words and expressions in the text; via the pictures; and via presence of irony or false beliefs in the narrative. The analysis of mental words was realized by a group of tree people. It was found that 92% of the analyzed books contained internal state language, 12% contained situational irony, 11% contained false belief and the pictures represented the mental state concepts expressed in the text. The results point out that the national children's storybooks can be used as a resource to promote socio-cognitive development of clildren.
Palabras clave : Teoria da mente
Histórias infantis
Estados mentais
Theory of mind
Children´s storybooks
Mental states
CNPq: -
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : -
Sigla de la Instituición: -
Clase de Acesso: Acesso Aberto
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2008000100004
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8981
Fecha de publicación : abr-2008
Aparece en las colecciones: Artigos de Periódicos



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.