https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8965
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Avaliação do nível de atividade física de estudantes.pdf | 50.15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Artigo de Periódico |
Título : | Avaliação do nível de atividade física de estudantes de graduação das áreas saúde/biológica |
Autor(es): | Silva, Glauber dos Santos Ferreira da Bergamaschine, Rogério Rosa, Marcela Melo, Carolina Miranda, Renato Bara Filho, Mauricio |
Resumo: | FUNDAMENTAÇÃO: A prática regular de atividades físicas constitui importante fator na promoção da saúde e qualidade de vida da população. Para avaliar o nível de atividade física (NAF) de uma população, vários instrumentos são utilizados, entre eles o IPAQ (International Physical Activity Questionnaire). OBJETIVOS: Avaliar o NAF dos alunos de graduação em Educação Física em relação ao gênero e ao tempo de graduação, assim como comparar o NAF de estudantes de diferentes cursos das áreas saúde/biológica. MÉTODOS: Duzentos e oitenta indivíduos, sendo 194 estudantes de Educação Física (100 homens e 94 mulheres) e 86 estudantes (17 homens e 69 mulheres) de áreas saúde/biológica (Farmácia e Bioquímica, Odontologia e Ciências Biológicas). O instrumento utilizado para medida do nível de atividade física foi o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ), em sua versão curta. RESULTADOS: No grupo de estudantes de Educação Física, encontrou-se incidência de 92% classificados como Muito Ativos ou Ativos; no entanto, não se observou diferença significativa (p > 0,05) entre os grupos masculino e feminino. Em relação aos outros cursos analisados, constatou-se que a amostra feminina é menos ativa fisicamente que a masculina (p < 0,05). Comparando os diferentes cursos analisados e considerando o valor conjunto das categorias Ativo/Muito Ativo, os estudantes de Biologia (86,9%) e Educação Física (90%) se mostraram mais ativos fisicamente que os da Farmácia (56%) e Odontologia (61,1%). No entanto, essa diferença não foi estatisticamente significativa (p > 0,05). CONCLUSÕES: Homens possuem maior nível de atividade física que as mulheres; os universitários avaliados não possuem padrões semelhantes nos diferentes cursos; e o nível de atividade física mantém-se constante durante o curso de Educação Física. |
Resumen : | Background: Regular physical activity practice is consideredan important factor in the population’s health and quality of lifepromotion. In order to evaluate a population’s physical activity lev-el (PAL), many instruments are used, among them the IPAQ (Inter-national Physical Activity Questionnaire). Objectives: To evaluate the PAL of Physical Education (PE) undergraduate students con-cerning gender and study year as well as to compare the PAL ofthese students with others from different health / biology courses.Methods: Two hundred and eighty subjects; being 194 PE stu-dents (100 men and 94 women) and 86 students (17 men and 69women) of other courses (Pharmacy; Biochemistry, Dentistry andBiology). The instrument used to measure the PAL was the IPAQin its short version. Results: Among the PE students, it was foundthat 92% of them were classified as active or very active; howev-er, there was no significant difference (p > 0,05) between maleand female groups. Concerning the other courses, it was observedthat the female sample is less physically active than the male one(p < 0,05). Considering the whole group in the category Active /Very Active, the Biology (86,9%) and PE students (90%) were clas-sified as more active than the Biochemistry (56%) and Dentistry(61,1%) ones. However, there was no significant difference (p >0,05). Conclusions: Generally, male students have a higher levelof physical activity than female ones; the undergraduate studentsdid not show similar patterns of PAL and this level remains con-stant during the PE course |
Palabras clave : | IPAQ Estudantes Educação física IPAQ Estudiantes Educación física |
CNPq: | - |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | - |
Sigla de la Instituición: | - |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
DOI: | http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922007000100009 |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8965 |
Fecha de publicación : | ene-2007 |
Aparece en las colecciones: | Artigos de Periódicos |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.