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dc.creatorSilva, Glauber dos Santos Ferreira da-
dc.creatorBergamaschine, Rogério-
dc.creatorRosa, Marcela-
dc.creatorMelo, Carolina-
dc.creatorMiranda, Renato-
dc.creatorBara Filho, Mauricio-
dc.date.accessioned2019-02-13T14:45:54Z-
dc.date.available2019-02-12-
dc.date.available2019-02-13T14:45:54Z-
dc.date.issued2007-01-
dc.citation.volume13pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage39pt_BR
dc.citation.epage42pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922007000100009pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8965-
dc.description.abstractBackground: Regular physical activity practice is consideredan important factor in the population’s health and quality of lifepromotion. In order to evaluate a population’s physical activity lev-el (PAL), many instruments are used, among them the IPAQ (Inter-national Physical Activity Questionnaire). Objectives: To evaluate the PAL of Physical Education (PE) undergraduate students con-cerning gender and study year as well as to compare the PAL ofthese students with others from different health / biology courses.Methods: Two hundred and eighty subjects; being 194 PE stu-dents (100 men and 94 women) and 86 students (17 men and 69women) of other courses (Pharmacy; Biochemistry, Dentistry andBiology). The instrument used to measure the PAL was the IPAQin its short version. Results: Among the PE students, it was foundthat 92% of them were classified as active or very active; howev-er, there was no significant difference (p > 0,05) between maleand female groups. Concerning the other courses, it was observedthat the female sample is less physically active than the male one(p < 0,05). Considering the whole group in the category Active /Very Active, the Biology (86,9%) and PE students (90%) were clas-sified as more active than the Biochemistry (56%) and Dentistry(61,1%) ones. However, there was no significant difference (p >0,05). Conclusions: Generally, male students have a higher levelof physical activity than female ones; the undergraduate studentsdid not show similar patterns of PAL and this level remains con-stant during the PE coursept_BR
dc.description.resumoFUNDAMENTAÇÃO: A prática regular de atividades físicas constitui importante fator na promoção da saúde e qualidade de vida da população. Para avaliar o nível de atividade física (NAF) de uma população, vários instrumentos são utilizados, entre eles o IPAQ (International Physical Activity Questionnaire). OBJETIVOS: Avaliar o NAF dos alunos de graduação em Educação Física em relação ao gênero e ao tempo de graduação, assim como comparar o NAF de estudantes de diferentes cursos das áreas saúde/biológica. MÉTODOS: Duzentos e oitenta indivíduos, sendo 194 estudantes de Educação Física (100 homens e 94 mulheres) e 86 estudantes (17 homens e 69 mulheres) de áreas saúde/biológica (Farmácia e Bioquímica, Odontologia e Ciências Biológicas). O instrumento utilizado para medida do nível de atividade física foi o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ), em sua versão curta. RESULTADOS: No grupo de estudantes de Educação Física, encontrou-se incidência de 92% classificados como Muito Ativos ou Ativos; no entanto, não se observou diferença significativa (p > 0,05) entre os grupos masculino e feminino. Em relação aos outros cursos analisados, constatou-se que a amostra feminina é menos ativa fisicamente que a masculina (p < 0,05). Comparando os diferentes cursos analisados e considerando o valor conjunto das categorias Ativo/Muito Ativo, os estudantes de Biologia (86,9%) e Educação Física (90%) se mostraram mais ativos fisicamente que os da Farmácia (56%) e Odontologia (61,1%). No entanto, essa diferença não foi estatisticamente significativa (p > 0,05). CONCLUSÕES: Homens possuem maior nível de atividade física que as mulheres; os universitários avaliados não possuem padrões semelhantes nos diferentes cursos; e o nível de atividade física mantém-se constante durante o curso de Educação Física.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initials-pt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Medicina do Esportept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIPAQpt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectIPAQpt_BR
dc.subjectEstudiantespt_BR
dc.subjectEducación físicapt_BR
dc.subject.cnpq-pt_BR
dc.titleAvaliação do nível de atividade física de estudantes de graduação das áreas saúde/biológicapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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