Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/890
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fatimaabadiadeoliveiralopes.pdf970 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Funcionamento do Projeto Escola de Tempo Integral – PROETI: uso otimizado do tempo e espaço em duas escolas da Superintendência Regional de Ensino de Patrocínio – MG
Autor(es): Lopes, Fátima Abadia de Oliveira
Primeiro Orientador: Almeida, Rogéria Dutra Campos de
Membro da banca: Defilippo, Juliana Gervason
Membro da banca: Simões, Maria Cecília
Resumo: Esta dissertação investiga a organização e o uso do tempo e do espaço escolar do Projeto Escola de Tempo Integral – PROETI, em duas escolas vinculadas à Superintendência Regional de Ensino de Patrocínio-MG. Evidencia-se a utilização do tempo e do espaço no contraturno das referidas escolas, no seu cotidiano. O objetivo principal dessa pesquisa foi o de analisar se a ampliação do tempo e espaço escolares, como preconizado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, estava obtendo os resultados esperados. Baseou-se na hipótese de que o tempo e o espaço só serão verdadeiramente otimizados na medida em que os profissionais da educação conseguirem se desprender das formas tradicionais de ensino, evoluindo sua práxis a partir da formação continuada, onde o aluno passe a ser o foco desse processo. Para fomentar a pesquisa foram realizadas entrevistas com professores alfabetizadores, de Educação Física e equipe gestora, além da análise dos relatórios sobre encontros de formação continuada, atas das reuniões e registros da movimentação dos alunos, por meio dos quais se buscou informações sobre a qualidade do tempo dedicado às rotinas do planejamento e da gestão da sala de aula. Assim, a partir da análise desenvolvida concluiu-se sobre a necessidade de um plano de ação para a formação continuada dos professores, sugerindo-se, pois, a criação de uma “Rede de Formação em Tempo Integral”, com foco no fortalecimento do trabalho coletivo, na difusão de metodologias inovadoras e, principalmente, na conscientização sobre as singularidades, os encantos e a importância do PROETI e sua consolidação na regional estudada.
Abstract: This dissertation investigates the organization and use of time and space Collegiate School Project Full Time - PROETI in two schools linked to the Regional Superintendent of Education Sponsorship-MG. Highlights the use of time and space in contraturno of these schools, in their daily lives. The main objective of this research was to examine whether the extension of time and space school, as recommended by the State Department of Education of Minas Gerais, was getting the expected results. Was based on the assumption that time and space are only truly optimized to the extent that educational professionals manage to detach from traditional forms of teaching, evolving its practice from continuing education, where the student becomes the focus of this process. To foster research interviews were conducted with teachers Literacy, Physical Education and management team, as well as analysis of the reports of continuing education meetings, minutes of meetings and records of the movements of students, by means of which sought information about the quality of time dedicated to routine planning and management of the classroom. Thus, from the analysis developed it was concluded on the need for an action plan for the continuing education of teachers, suggesting therefore creating a "Network Training Full Time", focusing on strengthening the work collective diffusion of innovative methodologies and especially in raising awareness of the singularities, the charms and the importance of PROETI and its consolidation in the regional study.
Palavras-chave: Tempo integral
PROETI
Espaço/tempo
Formação continuada
Full time
PROETI
Space / time
Continuing education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/890
Data do documento: 7-Out-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.