Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/886
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fernandacristinadossantoscampos.pdf872.28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Elaboração da prova do Enade no modelo do banco nacional de itens
Autor(es): Campos, Fernanda Cristina dos Santos
Primeiro Orientador: Vieira, Marcel de Toledo
Membro da banca: Ferreira, Clécio da Silva
Membro da banca: Leite, Regina Célia Guedes
Resumo: Esta dissertação consistiu em um estudo de caso de gestão para a Coordenação-Geral do Enade que compõe a Diretoria de Avaliação da Educação Superior do INEP. O objetivo foi avaliar a gestão do Banco Nacional de Itens para elaboração da prova do Enade.A escolha deste caso se justificou pela necessidade de refinamento nas ações que compõem o processo de elaboração da prova, devido à importância do exame para a Avaliação da Educação Superior Brasileira. Para esse fimfoi realizada uma pesquisa qualitativacomparando o atual modelo de avaliação baseado na Teoria Clássica de testes com um modelo baseado na Teoria de Resposta ao Item. Como resultado elaborou-se um Plano de Ação Educacional para aprimorar o processo deproduçãodos itens que compõem o Banco Nacional de Itensdo Enade.
Abstract: This is essay is a case study of management to general coordination of National StudentPerformance Exam (Enade), that is part ofEvaluationof Higher Education Directory (DAES) at Inep. The aim is to evaluate the National Bank of Items management for Enade in order to improve the actions that are part of the test development, due to the importance of this exam. We develop a qualitative research comparing the current evaluation model based on the Classical Test Theory and Item Response Theory. As a result, an Education Action plan was created to improve the process of items production in the Enade National Bank of Items.
Palavras-chave: Avaliação
Banco de itens
Enade
Teoria de Resposta ao Item
Teoria Clássica de Testes
Evaluation
Bank of items
Enade
Item Response Theory
Classical Test Theory
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/886
Data do documento: 15-Ago-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.