https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/886
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
fernandacristinadossantoscampos.pdf | 872.28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Elaboração da prova do Enade no modelo do banco nacional de itens |
Autor(es): | Campos, Fernanda Cristina dos Santos |
Primeiro Orientador: | Vieira, Marcel de Toledo |
Membro da banca: | Ferreira, Clécio da Silva |
Membro da banca: | Leite, Regina Célia Guedes |
Resumo: | Esta dissertação consistiu em um estudo de caso de gestão para a Coordenação-Geral do Enade que compõe a Diretoria de Avaliação da Educação Superior do INEP. O objetivo foi avaliar a gestão do Banco Nacional de Itens para elaboração da prova do Enade.A escolha deste caso se justificou pela necessidade de refinamento nas ações que compõem o processo de elaboração da prova, devido à importância do exame para a Avaliação da Educação Superior Brasileira. Para esse fimfoi realizada uma pesquisa qualitativacomparando o atual modelo de avaliação baseado na Teoria Clássica de testes com um modelo baseado na Teoria de Resposta ao Item. Como resultado elaborou-se um Plano de Ação Educacional para aprimorar o processo deproduçãodos itens que compõem o Banco Nacional de Itensdo Enade. |
Abstract: | This is essay is a case study of management to general coordination of National StudentPerformance Exam (Enade), that is part ofEvaluationof Higher Education Directory (DAES) at Inep. The aim is to evaluate the National Bank of Items management for Enade in order to improve the actions that are part of the test development, due to the importance of this exam. We develop a qualitative research comparing the current evaluation model based on the Classical Test Theory and Item Response Theory. As a result, an Education Action plan was created to improve the process of items production in the Enade National Bank of Items. |
Palavras-chave: | Avaliação Banco de itens Enade Teoria de Resposta ao Item Teoria Clássica de Testes Evaluation Bank of items Enade Item Response Theory Classical Test Theory |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/886 |
Data do documento: | 15-Ago-2013 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.