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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação da política de assistência estudantil dos institutos federais para o PROEJA
Autor(es): Taufick, Ana Luiza de Oliveira Lima
Primeiro Orientador: David, Marcus Vinícius
Membro da banca: Abreu, Júlio Cesar Andrade de
Membro da banca: Sanábio, Marcos Tanure
Resumo: Este trabalho surgiu da necessidade de verificar a implantação do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, mais especificamente em relação aos alunos dos cursos do PROEJA - Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. O objetivo deste trabalho é analisar a Política de Assistência Estudantil nos Institutos Federais, sob influência do PNAES, por meio de sua regulamentação, para verificar como as instituições de ensino estão assumindo a concessão do benefício. Por meio da metodologia de análise de conteúdo foram observados os princípios, objetivos, critérios e as modalidades de concessão dos benefícios previstos no regulamento de cada instituição, analisando se estão em sintonia com a proposta de auxílio ao acesso, permanência e êxito do estudante do PROEJA, bem como redução das desigualdades sociais e ampliação da participação do estudante na vida acadêmica. A partir dessa análise, verificou-se a necessidade de elaboração de um plano de ação a ser implementado nas escolas da Rede Federal, para contribuir com a consolidação e ampliação da Política de Assistência Estudantil.
Abstract: This piece of work has emerged from the need to study how the National Student Assistance Program (PNAES) in the Federal Institutes of Education, Science and Technology has been implemented, especially in relation to students belonging to the National Program for the Integration of Professional with Elementary Education of Young People and Adults (PROEJA). This paper aims at analyzing the regulation of Student Assistance in the Federal Institutes under PNAES, so as to understand how professional learning institutions deal with the financial grant. By using contents analysis methodology we look at the principles, goals, criteria and modalities guiding how each institution grant financial help to their own students and investigate if they are in line with the proposal of the program, that is to provide financial help that enables access, permanence and conclusion of professional education, as well as bridging social inequalities and broadening the participation of the student in the academic life. Therefrom, we have identified the need to further plan the consolidation and broadening of Student Assistance in the Federal professional learning institutions.
Palavras-chave: Assistência Estudantil
PROEJA
Institutos Federais
Student Assistance
PROEJA
Federal Institutes
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/885
Data do documento: 12-Ago-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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