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dc.contributor.advisor1David, Marcus Vinícius-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721788A7pt_BR
dc.contributor.referee1Abreu, Júlio Cesar Andrade de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4177939T7pt_BR
dc.contributor.referee2Sanábio, Marcos Tanure-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767790E3pt_BR
dc.creatorTaufick, Ana Luiza de Oliveira Lima-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4460380A1pt_BR
dc.date.accessioned2016-03-03T14:15:10Z-
dc.date.available2016-02-29-
dc.date.available2016-03-03T14:15:10Z-
dc.date.issued2013-08-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/885-
dc.description.abstractThis piece of work has emerged from the need to study how the National Student Assistance Program (PNAES) in the Federal Institutes of Education, Science and Technology has been implemented, especially in relation to students belonging to the National Program for the Integration of Professional with Elementary Education of Young People and Adults (PROEJA). This paper aims at analyzing the regulation of Student Assistance in the Federal Institutes under PNAES, so as to understand how professional learning institutions deal with the financial grant. By using contents analysis methodology we look at the principles, goals, criteria and modalities guiding how each institution grant financial help to their own students and investigate if they are in line with the proposal of the program, that is to provide financial help that enables access, permanence and conclusion of professional education, as well as bridging social inequalities and broadening the participation of the student in the academic life. Therefrom, we have identified the need to further plan the consolidation and broadening of Student Assistance in the Federal professional learning institutions.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho surgiu da necessidade de verificar a implantação do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, mais especificamente em relação aos alunos dos cursos do PROEJA - Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. O objetivo deste trabalho é analisar a Política de Assistência Estudantil nos Institutos Federais, sob influência do PNAES, por meio de sua regulamentação, para verificar como as instituições de ensino estão assumindo a concessão do benefício. Por meio da metodologia de análise de conteúdo foram observados os princípios, objetivos, critérios e as modalidades de concessão dos benefícios previstos no regulamento de cada instituição, analisando se estão em sintonia com a proposta de auxílio ao acesso, permanência e êxito do estudante do PROEJA, bem como redução das desigualdades sociais e ampliação da participação do estudante na vida acadêmica. A partir dessa análise, verificou-se a necessidade de elaboração de um plano de ação a ser implementado nas escolas da Rede Federal, para contribuir com a consolidação e ampliação da Política de Assistência Estudantil.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAssistência Estudantilpt_BR
dc.subjectPROEJApt_BR
dc.subjectInstitutos Federaispt_BR
dc.subjectStudent Assistancept_BR
dc.subjectPROEJApt_BR
dc.subjectFederal Institutespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAvaliação da política de assistência estudantil dos institutos federais para o PROEJApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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