Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8843
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
robertobrunoteixeiradeoliveira.pdf700.2 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Relatório de Pesquisa
Título : O uso das mídias no processo de aprendizado da matemática: ênfase em fotografia
Autor(es): Oliveira, Roberto Bruno Teixeira de
Orientador: Bernardes, Clinger Cleir Silva
Resumo: A matemática no ambiente educacional sempre foi vista como o temor por grande parte dos alunos, devido sua grande complexidade e a necessidade de um grau de memorização elevado. Contudo quando pensamos no processo de ensino e dos recursos disponíveis, nos deparamos como várias ferramentas midiáticas que possibilita um melhor aprendizado. A mídia na educação aparece como um novo conceito do campo do saber e interação, conceito este com o objetivo de formar usuários ativos, criativos, críticos de todas as tecnologias de informação e comunicação. O presente trabalho tem como objetivo geral estudar o uso das mídias em especial a fotográfica no processo de ensino da matemática, considerando toda a riqueza da fotografia e sua importância na prática docente. Para o referido trabalho foi utilizado e análise de projetos onde tiveram como elemento de estudo a imagem, além em autores consagrados no ramo da educação. Assim possibilitar ao aluno a possibilidade de analisar uma fotografia e vislumbrar os conhecimentos adquiridos, de formar que possa produzir o seu conhecimento e desenvolver suas capacidades críticas através do visualizar uma imagem.
Resumen : Mathematics in the educational environment has always been viewed as the fear of a large part of the students due to their great complexity and the need for a high degree of memorization. However, when we think about the teaching process and the available resources, we are faced with various media tools that enable better learning. The media in education appears as a new concept in the field of knowledge and interaction, a concept that aims to form active, creative, critical users of all information and communication technologies. The present work has as general objective to study the use of the media especially the photographic in the process of teaching mathematics, considering all the richness of photography and its importance in teaching practice. For the mentioned work was used and analysis of projects where they had like element of study the image, besides in consecrated authors in the branch of the education. This way, the student will be able to analyze a photograph and glimpse the acquired knowledge, to form that can produce his knowledge and develop his critical capacities through the visualization of an image.
Palabras clave : Recursos midiáticos
Fotografia
Ensino da matemática
Visão crítica
Media resources
Photography
Mathematics teaching
View critical
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8843
Fecha de publicación : 18-ago-2018
Aparece en las colecciones: Especialização em Mídias na Educação



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.