Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/883
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
adrianaijanomotta.pdf822.33 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Da participação ao envolvimento parental: uma estratégia de ação para a gestão escolar na busca de melhorias no processo de ensino e aprendizagem
Autor(es): Motta, Adriana Ijano
Orientador: Alvim, Maria Isabel da Silva Azevedo
Miembros Examinadores: Rufino, Janaína de Assis
Miembros Examinadores: Oliveira Júnior, Lourival Batista de
Resumo: O presente trabalho investigou nuances do envolvimento parental que pudessem impactar positivamente o desempenho acadêmico de um grupo de alunos da educação infantil e ensino fundamental de uma escola pública municipal em Limeira- S.P. A investigação se deu em um grupo específico de alunos da Unidade Escolar que, apesar de se encontrarem sob as mesmas condições socioeconômicas e estarem submetidos a um mesmo projeto pedagógico, apresentavam desempenho superior ao demais. A metodologia utilizada constituiu-se de questionários e grupos focais aplicados junto aos pais, questionários respondidos por professores e entrevistas semiestruturadas realizadas junto ao núcleo gestor da escola. O principal objetivo foi o de captar tais nuances e, a partir delas, elaborar um Plano de Ação Educacional com vistas a instrumentalizar a comunidade escolar como um todo, acerca da importância e das formas mais assertivas de envolvimento parental que possam produzir impactos positivos no desempenho acadêmico dos alunos.
Resumen : The present work investigated nuances in parental involvement that could positively impact the academic performance of a group of students from the kindergarten and primary school of a municipal public school in Limeira-SP. The investigation was given in a specific group of a School Unit that despite the fact that they were in the same social economic conditions and being under the same pedagogical project, they showed higher performance compared to others. The methodology used was made up of quizzes and focal groups applied with the parents, quizzes answered by teachers and semi structured interviews accomplished with the school manager nucleus. The main goal was to get those nuances and from them, create an Educational Action Plan in order to equip the school community as a whole, about the importance and more assertive ways of involving parents who can produce positive impacts in students’ academic performance.
Palabras clave : Participação familiar
Envolvimento parental
Relação escola e família
Family participation
Parental involvement
Relationship school-family
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/883
Fecha de publicación : 14-ago-2013
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.