Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/883
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
adrianaijanomotta.pdf822.33 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Alvim, Maria Isabel da Silva Azevedo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732130D0pt_BR
dc.contributor.referee1Rufino, Janaína de Assis-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4710060D4pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira Júnior, Lourival Batista de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785751Y1pt_BR
dc.creatorMotta, Adriana Ijano-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4249684H5pt_BR
dc.date.accessioned2016-03-03T14:14:05Z-
dc.date.available2016-02-29-
dc.date.available2016-03-03T14:14:05Z-
dc.date.issued2013-08-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/883-
dc.description.abstractThe present work investigated nuances in parental involvement that could positively impact the academic performance of a group of students from the kindergarten and primary school of a municipal public school in Limeira-SP. The investigation was given in a specific group of a School Unit that despite the fact that they were in the same social economic conditions and being under the same pedagogical project, they showed higher performance compared to others. The methodology used was made up of quizzes and focal groups applied with the parents, quizzes answered by teachers and semi structured interviews accomplished with the school manager nucleus. The main goal was to get those nuances and from them, create an Educational Action Plan in order to equip the school community as a whole, about the importance and more assertive ways of involving parents who can produce positive impacts in students’ academic performance.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho investigou nuances do envolvimento parental que pudessem impactar positivamente o desempenho acadêmico de um grupo de alunos da educação infantil e ensino fundamental de uma escola pública municipal em Limeira- S.P. A investigação se deu em um grupo específico de alunos da Unidade Escolar que, apesar de se encontrarem sob as mesmas condições socioeconômicas e estarem submetidos a um mesmo projeto pedagógico, apresentavam desempenho superior ao demais. A metodologia utilizada constituiu-se de questionários e grupos focais aplicados junto aos pais, questionários respondidos por professores e entrevistas semiestruturadas realizadas junto ao núcleo gestor da escola. O principal objetivo foi o de captar tais nuances e, a partir delas, elaborar um Plano de Ação Educacional com vistas a instrumentalizar a comunidade escolar como um todo, acerca da importância e das formas mais assertivas de envolvimento parental que possam produzir impactos positivos no desempenho acadêmico dos alunos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectParticipação familiarpt_BR
dc.subjectEnvolvimento parentalpt_BR
dc.subjectRelação escola e famíliapt_BR
dc.subjectFamily participationpt_BR
dc.subjectParental involvementpt_BR
dc.subjectRelationship school-familypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleDa participação ao envolvimento parental: uma estratégia de ação para a gestão escolar na busca de melhorias no processo de ensino e aprendizagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.