Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8786
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
carlasilvamachado.pdf320.98 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Relatório de Pesquisa
Título : Hipertexto, literatura e tecnologias digitais: possibilidades pedagógicas na formação do leitor contemporâneo
Autor(es): Machado, Carla Silva
Orientador: Pereira, Carlos Eduardo Klimick
Miembros Examinadores: Ferreira, Josiane Salles da Silva
Resumo: O presente trabalho trata das relações entre literatura, hipertexto e tecnologias digitais. Foi desenvolvido a partir das disciplinas do curso de especialização Mídias na Educação e da vivência da autora como professora de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa no Ensino Médio. Além de tratar das relações entre literatura e hipertexto, o trabalho apresenta o conceito de literacia digital e trata dos leitores contemporâneos também como produtores de textos. Nesta perspectiva, conforme Canclini (2008), o leitor da atualidade é um leitor ativo, pois cria narrativas a partir das leituras que faz. O texto apresenta duas propostas de trabalho a serem desenvolvidas com alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) ou do Ensino Médio a partir da ideia de que a literatura da atualidade vai além da leitura de livros e está em inúmeras ferramentas digitais, o que permite uma maior relação entre leitor e texto, além de uma maior autonomia na escolha dos textos. As atividades propostas podem ser adaptadas à realidade de cada escola, mas o importante é manter a ideia de que a escrita está vinculada a determinado tempo e lugar e, ainda, de que é necessário trabalharmos com textos (tanto os escritos quanto os visuais) a partir da realidade e do gosto do aluno, para assim motivá-los na participação das atividades. A partir das atividades desenvolvidas, propõe-se em conjunto com os alunos o uso de dois aplicativos, quais sejam: Photofunia e Stayfilm, além da criação de um blog para armazenar a produção de materiais desenvolvidos durante o projeto e o uso de links das comunidades literárias presentes na Rede social Facebook.
Resumen : -
Palabras clave : Hipertexto
Literatura
Literacia digital
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8786
Fecha de publicación : 18-ago-2018
Aparece en las colecciones: Especialização em Mídias na Educação



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.