https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8786
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
carlasilvamachado.pdf | 320.98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Relatório de Pesquisa |
Título : | Hipertexto, literatura e tecnologias digitais: possibilidades pedagógicas na formação do leitor contemporâneo |
Autor(es): | Machado, Carla Silva |
Orientador: | Pereira, Carlos Eduardo Klimick |
Miembros Examinadores: | Ferreira, Josiane Salles da Silva |
Resumo: | O presente trabalho trata das relações entre literatura, hipertexto e tecnologias digitais. Foi desenvolvido a partir das disciplinas do curso de especialização Mídias na Educação e da vivência da autora como professora de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa no Ensino Médio. Além de tratar das relações entre literatura e hipertexto, o trabalho apresenta o conceito de literacia digital e trata dos leitores contemporâneos também como produtores de textos. Nesta perspectiva, conforme Canclini (2008), o leitor da atualidade é um leitor ativo, pois cria narrativas a partir das leituras que faz. O texto apresenta duas propostas de trabalho a serem desenvolvidas com alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) ou do Ensino Médio a partir da ideia de que a literatura da atualidade vai além da leitura de livros e está em inúmeras ferramentas digitais, o que permite uma maior relação entre leitor e texto, além de uma maior autonomia na escolha dos textos. As atividades propostas podem ser adaptadas à realidade de cada escola, mas o importante é manter a ideia de que a escrita está vinculada a determinado tempo e lugar e, ainda, de que é necessário trabalharmos com textos (tanto os escritos quanto os visuais) a partir da realidade e do gosto do aluno, para assim motivá-los na participação das atividades. A partir das atividades desenvolvidas, propõe-se em conjunto com os alunos o uso de dois aplicativos, quais sejam: Photofunia e Stayfilm, além da criação de um blog para armazenar a produção de materiais desenvolvidos durante o projeto e o uso de links das comunidades literárias presentes na Rede social Facebook. |
Resumen : | - |
Palabras clave : | Hipertexto Literatura Literacia digital |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8786 |
Fecha de publicación : | 18-ago-2018 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Mídias na Educação |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.