https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8786
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
carlasilvamachado.pdf | 320.98 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Carlos Eduardo Klimick | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770376Z8 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ferreira, Josiane Salles da Silva | - |
dc.creator | Machado, Carla Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-25T13:59:26Z | - |
dc.date.available | 2019-01-04 | - |
dc.date.available | 2019-01-25T13:59:26Z | - |
dc.date.issued | 2018-08-18 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8786 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho trata das relações entre literatura, hipertexto e tecnologias digitais. Foi desenvolvido a partir das disciplinas do curso de especialização Mídias na Educação e da vivência da autora como professora de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa no Ensino Médio. Além de tratar das relações entre literatura e hipertexto, o trabalho apresenta o conceito de literacia digital e trata dos leitores contemporâneos também como produtores de textos. Nesta perspectiva, conforme Canclini (2008), o leitor da atualidade é um leitor ativo, pois cria narrativas a partir das leituras que faz. O texto apresenta duas propostas de trabalho a serem desenvolvidas com alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) ou do Ensino Médio a partir da ideia de que a literatura da atualidade vai além da leitura de livros e está em inúmeras ferramentas digitais, o que permite uma maior relação entre leitor e texto, além de uma maior autonomia na escolha dos textos. As atividades propostas podem ser adaptadas à realidade de cada escola, mas o importante é manter a ideia de que a escrita está vinculada a determinado tempo e lugar e, ainda, de que é necessário trabalharmos com textos (tanto os escritos quanto os visuais) a partir da realidade e do gosto do aluno, para assim motivá-los na participação das atividades. A partir das atividades desenvolvidas, propõe-se em conjunto com os alunos o uso de dois aplicativos, quais sejam: Photofunia e Stayfilm, além da criação de um blog para armazenar a produção de materiais desenvolvidos durante o projeto e o uso de links das comunidades literárias presentes na Rede social Facebook. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.relation.ispartof | - | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Hipertexto | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Literacia digital | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Hipertexto, literatura e tecnologias digitais: possibilidades pedagógicas na formação do leitor contemporâneo | pt_BR |
dc.type | Relatório de Pesquisa | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Mídias na Educação |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.