Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8704
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Análise de livros infantis para a promoção.pdf85.19 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Artigo de Periódico
Title: Análise de livros infantis para a promoção de desenvolvimento sociocognitivo em pré-escolares
Author: Rodrigues, Marisa Cosenza
Oliveira, Paula Almeida de
Resumo: Considerando a necessidade de uma atuação mais pró-ativa dos psicólogos escolares, este estudo teve como objetivo analisar, com foco no processamento de informação social, uma amostra de cem livros de histórias infantis nacionais dirigidos a pré-escolares de 4 a 6 anos. Os livros foram analisados considerando a ocorrência dos seis componentes de um programa estadunidense de redução do comportamento agressivo por meio de histórias infantis. Os resultados mostraram que 32% dos livros apresentaram um repertório relevante e 47% evidenciaram um repertório significativo de pistas sociais, apontando para a viabilidade da utilização dos livros infantis nacionais como recurso para promover o desenvolvimento sociocognitivo e prevenir comportamentos agressivos e antissociais no contexto educativo.
Abstract: In view of the need for a more proactive involvement from school psychologists, this study aimed to analyze, based on a social information processing approach, a sample of 100 children's books aimed at preschool children aged between 4 and 6 years. The books were analyzed by considering the occurrence of the six components of an American program for the reduction in aggressive behavior through children's storybooks. The results showed that 32% of the books offered an excellent repertoire and 47% evidenced a significant repertoire of social traces, pointing to the viability of the use of national storybooks for children as a resource for promoting socio-cognitive development and preventing issues concerning aggressive and anti-social behavior in the educational context.
Keywords: Processos cognitivos
Literatura
Psicologia educacional
Cognitive processes
Literature
Educational psychology
CNPq: -
Language: por
Country: Brasil
Publisher: -
Institution Initials: -
Access Type: Acesso Aberto
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2009000200006
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8704
Issue Date: Apr-2009
Appears in Collections:Artigos de Periódicos



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.