Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8704
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise de livros infantis para a promoção.pdf85.19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Marisa Cosenza-
dc.creatorOliveira, Paula Almeida de-
dc.date.accessioned2019-01-25T12:06:30Z-
dc.date.available2019-01-24-
dc.date.available2019-01-25T12:06:30Z-
dc.date.issued2009-04-
dc.citation.volume26pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage185pt_BR
dc.citation.epage194pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2009000200006pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8704-
dc.description.abstractIn view of the need for a more proactive involvement from school psychologists, this study aimed to analyze, based on a social information processing approach, a sample of 100 children's books aimed at preschool children aged between 4 and 6 years. The books were analyzed by considering the occurrence of the six components of an American program for the reduction in aggressive behavior through children's storybooks. The results showed that 32% of the books offered an excellent repertoire and 47% evidenced a significant repertoire of social traces, pointing to the viability of the use of national storybooks for children as a resource for promoting socio-cognitive development and preventing issues concerning aggressive and anti-social behavior in the educational context.pt_BR
dc.description.resumoConsiderando a necessidade de uma atuação mais pró-ativa dos psicólogos escolares, este estudo teve como objetivo analisar, com foco no processamento de informação social, uma amostra de cem livros de histórias infantis nacionais dirigidos a pré-escolares de 4 a 6 anos. Os livros foram analisados considerando a ocorrência dos seis componentes de um programa estadunidense de redução do comportamento agressivo por meio de histórias infantis. Os resultados mostraram que 32% dos livros apresentaram um repertório relevante e 47% evidenciaram um repertório significativo de pistas sociais, apontando para a viabilidade da utilização dos livros infantis nacionais como recurso para promover o desenvolvimento sociocognitivo e prevenir comportamentos agressivos e antissociais no contexto educativo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initials-pt_BR
dc.relation.ispartofEstudos de Psicologia (Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProcessos cognitivospt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectPsicologia educacionalpt_BR
dc.subjectCognitive processespt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectEducational psychologypt_BR
dc.subject.cnpq-pt_BR
dc.titleAnálise de livros infantis para a promoção de desenvolvimento sociocognitivo em pré-escolarespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
Aparece nas coleções:Artigos de Periódicos



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.