Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8692
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relação entre consciência morfológica e leitura.pdf60.69 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Artigo de Periódico
Title: Relação entre consciência morfológica e leitura contextual medida pelo teste de Cloze
Other Titles: The relationship between morphological awareness and contextual reading measured by the Cloze test
Author: Mota, Márcia Maria Peruzzi Elia da
Lisboa, Rafaela
Dias, Jaqueline
Gontijo, Rhaisa
Paiva, Nádia
Lisboa, Stella Mansur
Silva, Danielle Andrade
Santos, Acácia Aparecida Angeli dos
Resumo: Consciência morfológica é a habilidade de refletir sobre os morfemas que compõem as palavras. Esta habilidade está associada à leitura e escrita e parece ser particularmente importante para compreensão de texto e leitura contextual, visto que além das informações fonológicas, informações sintático-semânticas devem ser utilizadas. Este estudo se propôs a investigar a relação entre a consciência morfológica e a compreensão de texto medida pelo Cloze. Na primeira parte foi explorada a relação entre as tarefas de consciência morfológica e os escores no Cloze através de correlações simples e, na segunda parte, averiguou-se a especificidade desta relação. Os resultados mostram que a consciência morfológica está associada à leitura contextual no português e que, até certo ponto, essa contribuição é independente do processamento fonológico.
Abstract: Morphological awareness is the awareness of the morphemes of the words. This ability is related to spelling, reading and it seems to be particularly important for reading comprehension and contextual reading. In this kind of reading besides phonological information, syntactic-semantic information is required as well. This study intends to investigate the relationship between morphological awareness and reading comprehension measured by the Cloze Test. In the first part of the study the relationship between the Cloze test scores and morphological awareness are explored by simple correlations. In the second part, the specificity of this relationship is further explored. The results showed that to some extent this relationship is independent of phonological awareness.
Keywords: Consciência metalingüística
Avaliação
Teste de Cloze
Leitura
Metalinguistic awareness
Assessment
Cloze test
Reading
CNPq: -
Language: por
Country: Brasil
Publisher: -
Institution Initials: -
Access Type: Acesso Aberto
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722009000200008
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8692
Issue Date: 2009
Appears in Collections:Artigos de Periódicos



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.